coluna
Publicado: 20/11/2023 às 10h36min | Atualizado 20/11/2023 às 10h42min
1919 – Amanhã (21) as repartições púbicas não funcionarão, por ser a data em que o Amazonas fez sua adesão à República.
1947 – O governo do Território e os salesianos programaram vasta programação para o dia 30, data do 1º ano de sagração episcopal do bispo de Porto Velho, D. João Batista Costa.
1956 – O juiz Joel Quaresma de Moura confirmou a realização, dia 8 de dezembro, do I Congresso de Magistrados de Territórios, em Porto Velho.
1981 – A poucos dias da criação do Estado de Rondônia, o governador Jorge Teixeira vai expor, no “Encontro do Centro Oeste”, em Brasília, o tema “Rondônia, a nova fronteira”.
1981 – O vereador João Bento da Costa (MDB) foi contido por funcionárias da Câmara, ao ameaçar agredir, em plenário, o líder do PDS Amizael Silva.
Católicos celebram São Gelásio. Santo Edmundo. Santo Otávio, São Solutor e Santo Adventor
1965 – Pelo Ato Constitucional nº 4 são extintos todos partidos políticos e criados dois, a Arena e o MDB.
1830 — O jornalista Líbero Badaró é assassinado, com forte impacto negativo para a política do Império do Brasil.
1959 – Publicada pela ONU a Declaração dos Direitos da Criança.
1910 – Morre Liev Tolstói (n. 1828), escritor russo, autor de “Guerra e Paz” e “Anna Karenina”.
O governador Jorge Teixeira fará nesta data o que deve ser seu último pronunciamento, para uma plateia formada por governadores, parlamentares, ministros de Estado e empresários, na condição de governador de Território, abordando o tema “Rondônia – Uma nova Realidade Político-Institucional”, no encerramento do “Encontro Centro-Oeste – a Nova Fronteira Ano II”, em Brasília..
Constituído Território em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, Rondônia vem apresentando um índice de desenvolvimento demográfico e econômico nos últimos 10 anos, daí, como têm dito lideranças diversas locais, “já não caber mais na condição de Território”.
O discurso de Teixeira vai abordar os problemas que a condição de Território vêm entravando o desenvolvimento rondoniense, mas também as possibilidades que Rondônia, passando a Estado, terá de contribuir mais com o país.
Teixeira também deverá fazer cobrança ao Poder Legislativo, lembrando que falta apenas a aprovação do projeto para que Rondônia deixe de ser Território.
F. Teixeira (com o presidente da Codaron William Cury), em Brasília para o Encontro.
sobre O Dia na História
Lúcio Albuquerque - Colaborador do Diário da Amazônia – Escritor e pesquisador da história de Rondônia. [email protected]