Porto Velho/RO, 21 Março 2024 12:54:19

O Dia

coluna

Publicado: 06/12/2023 às 12h25min | Atualizado 08/12/2023 às 12h29min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOMDIA 6 DE DEZEMBRO!

RONDÔNIA

1917 – A comunidade da cachoeira do Samuel (Rio Jamary), recebeu com festa o navio “Tucunaré”, da empresa Amazon River, que inaugurou a linha Porto Velho/Samuel.

1955 – Nomeado “Executor do Estado de Sítio” no Guaporé, pelo presidente Nereu Ramos, o governador José Ribamar de Miranda faz apelo aos Guaporeanos para se manterem calmos.

1981 – Quatro mil colonos, ilhados na região de Alvorada do Oeste, cobram do governador Jorge Teixeira a promessa de que no inverno a única estrada de acesso à 364 não seria fechada. Fechou.

1984 – O diretor-geral do Hospital de Base, Viriato Moura, anuncia a implantação no HB de um centro de Reabilitação multidisciplinar no atendimento aos pacientes.

1995 – O Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici

COMEMORE

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Dia da Extensão Rural no Brasil. Dia do Neuropsicopedagogo. Dia do Madeireiro.

Católicos celebram Dia de São Nicolau, Santa Asela

BRASIL

1951 – O presidente Getúlio Vargas (1882/1954) encaminha ao congresso o projeto de criação da Petrobras.

1969 – Morre João Cândido Felisberto, o “Almirante Negro” (n. 1880) que comandou a Revolta da Chibata em 1910.

MUNDO

1768 — Primeira edição da Enciclopédia Britânica.

1877 — Publicada a 1ª edição do The Washington Post, ainda em circulação.

1946 — Willard Libby (EUA,) apresenta o relógio atômico, capaz de atrasar um segundo em 300 mil anos.

FOTO DO DIA

Falar de monstros na Amazônia é assunto comum e há citações documentadas desses de monstros gigantescos, como a do sargento-mor Francisco Palheta descrevendo sua viagem pela região, entre 1722/23.

O historiador Matias Mendes (*) narra sobre duas imensas cobras que assustam moradores do Vale do Guaporé, e no beiradão do Rio Madeira moradores contam que duas gigantes provocam tal banzeiro que assusta os ribeirinhos.

A descoberta de restos de um animal gigantesco na região de Abunã, supostamente uma preguiça (FOTO), elevou as vozes dos que garantem existir o mapinguari, mas o difícil é encontrar quem já o tenha vistro, fortalecendo a hipótese de mais uma lenda amazônica.

Cultuado como santo, o padre José Francisco Pucci (Chiquinho) relata: “Estávamos no Rio Arapuanã, no Rio Paxiuba, enquanto a canoa ia de bubuia (*) e com bastante velocidade, quando emergiu no meio do rio um animal cuja cabeça era do tamanho aproximado da de um bezerro” ()

(*) https://www.acler.com.br/artigos/366/3

(**) Bubuia – barco pequeno descendo o rio aproveitando a força da água.


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas