Porto Velho/RO, 18 Março 2024 22:11:00

O Dia

coluna

Publicado: 07/12/2023 às 12h29min | Atualizado 08/12/2023 às 12h32min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 7 DE DEZEMBRO!

RONDÔNIA

1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church (1835/1910), que tentou por duas vezes construir a Madeira-Mamoré.

1950 – Moradores de Porto Velho participam de manifestação contra o aumento do preço do KG da carne, com alta superior a 40%, sob alegação dos “marchantes” do custo do boi em pé.

1956 – O jornal Alto Madeira publica longo artigo da escritora Rachel de Queiroz, pela condução de Rondon ao posto de Marechal do Exército, ressaltando a sua brasilidade.

1982 – Sem indicar seu representante, o MEC nomeia o 1º Conselho Diretor da UNIR: médico Jacob Atallah, empresário José Ribeiro Fº, professor Álvaro Lustosa e advogado Cesar Queiroz.

1987 – Falece em São Paulo o empresário José Ribeiro Filho, doador da área onde está instalado o campus da UNIR em Porto Velho.

COMEMORE

Dia Nacional da Assistência Social. Judeus começam Festa da Luz (Hanukkah) até dia 15.

Dia Nacional do Cirurgião Plástico.

Dia Internacional da Aviação Civil. Dia Nacional da Silvicultura.

Católicos celebram Santo Ambrósio,

BRASIL

1866 – Decreto do Imperador D. Pedro II abre à navegação internacional o Rio Amazonas.

1940 – O presidente Getúlio Vargas promulga o Código Penal Brasileiro.

1987 – A Unesco declara Brasília patrimônio cultural da humanidade.

1988 – O 1º transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor é realizado em São Paulo.

MUNDO

1676 — O astrônomo dinamarquês Ole Rømer determina a velocidade da luz.

1941 – O Japão ataca a base (EUA) de Pearl Harbor e começa a II Guerra Mundial no Pacífico.

FOTO DO DIA

“Éramos “pau para toda a obra”, lembrou o sr. Mariano, pai do coronel Ferro, quando eu e o Zé Carlos Sá o entrevistamos. Eles eram a Guarda Territorial.

“Um dia o coronel Aluízio (Ferreira) mandou que eu pegasse a minha máquina de escrever e fosse participar da seleção dos primeiros guardas territoriais”, lembrava o jornalista e escritor Esron Penha de Menezes (“Achegas para a História de Rondônia”), então secretário de Aluízio na Madeira-Mamoré.

A Guarda foi constituída pelo decreto 01/2/1944, ”corporação com caráter civil, subordinada ao Governador”. Se era para buscar um corpo na selva, tirar achas de lenha para funcionar o motor de luz, abrir uma vala ou patrulhar a cidade, era com eles.

Instalada em uma área (onde agora está a sede do Batalhão Rondon da PM), também tinhas suas solenidades oficiais, que demandavam apresentações, formaturas (FOTO) etc.

Sem dúvida o que Rondônia é hoje deve muito àqueles homens, a maioria vindos na onda dos “soldados da borracha” e que, como dizia Esron ao nos falar da seleção, “o primeiro critério era serem alfabetizados”. Muita honra àqueles GTs!
(F. Adelandio Martin/Saudosismo Portovelhense.


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas