Porto Velho/RO, 23 Março 2024 05:17:51
Diário da Amazônia

O exercício da liderança

A liderança estratégica e motivacional é uma das ferramentas cada vez mais importantes no contexto organizacional e administrativo de..

A- A+

Publicado: 04/10/2018 às 10h57min

A liderança estratégica e motivacional é uma das ferramentas cada vez mais importantes no contexto organizacional e administrativo de uma empresa porque evidencia uma necessidade premente no que diz respeito ao bem estar do colaborador. Liderar com estratégias gestoras assegura o incentivo ao colaborador para que ele possa manifestar suas ideias e sugestões em prol do crescimento e do fortalecimento da própria empresa. Não existem regras específicas que definam metodologias a serem aplicadas por um líder, cabendo observar que ser líder é diferente de ser chefe.

Quando se exerce um cargo de chefia normalmente se tem como proposta a busca de resultados. Mas o mercado atual, bem mais moderno, dinâmico e exigente, busca profissionais que sejam diferenciados e que não estejam apenas preocupados com resultados. Nesse contexto está inserida a importância de profissionais que saibam liderar, levando em conta que a concretização dos resultados depende do rendimento de uma equipe, que precisa estar motivada, movida por métodos estratégicos que possam oferecer subsídios diferenciados, capazes de mantê-la sempre disposta e integrada na busca dos resultados.

Ser chefe é mais cômodo para quem exerce tal função, ao passo que ser líder exige muito mais, principalmente porque um líder se envolve diretamente nas atividades e não apenas distribui as tarefas. Um líder sempre está junto da sua equipe, motivando-a e orientando-a para que os resultados sejam alcançados, não como uma obrigação, mas como um novo desafio a ser enfrentado e superado, com a satisfação de todos ao final de cada projeto. Na atualidade, o mercado de trabalho já não oferece muito espaço para quem se preocupa apenas em chefiar, mas tem valorizado quem possui habilidades de liderança.

Na verdade, é muito mais importante saber liderar porque um líder sabe conduzir sua equipe com diplomacia, democracia, ética e respeito, valorizando cada um dos integrantes, e sempre disposto a ouvir as ideias e sugestões e a analisá-las. Um líder sabe admitir quando está equivocado, consciente de que não é dono da verdade, porque saber ouvir é uma demonstração de sabedoria, porque mais aprende quem ouve do que quem fala. Portanto, é fundamental o papel de um líder na evolução empresarial, tendo em vista que o colaborador há muito deixou de constar entre as despesas para ser incluído como patrimônio de uma empresa.

Chagas Pereira é jornalista, radialista, palestrante e consultor empresarial.



Deixe o seu comentário