Porto Velho/RO, 26 Março 2024 15:31:04

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 23/03/2019 às 12h24min

A- A+

O lobo continuará predando o cordeiro

O lobo e o cordeiro É provável que o primeiro líder a pregar consensos na Amazônia tenha sido o célebre padre Antônio Vieira. Logo ao..

O lobo e o cordeiro

É provável que o primeiro líder a pregar consensos na Amazônia tenha sido o célebre padre Antônio Vieira. Logo ao chegar à região ele já ligou o destino amazônico ao do planeta, defendendo a instalação do V Império: “O mundo será perfeito. Desaparecerão a maldade e a iniquidade. Habitará o lobo com o cordeiro (…) Então será o fim do Mundo e o reino dos bem aventurados, para sempre”.

Há sensação de discriminação sobre a Amazônia. Para alguns, a ponta do iceberg é o feroz combate à Zona Franca de Manaus. Para não poucos, a raiz do problema está nos ataques aos ambientalistas, cientistas e religiosos. Para muitos, é a intromissão de alheios que pretendem obrigar a população regional a obedecer a interesses de outras regiões e países.

O lobo continuará predando o cordeiro enquanto continuar sob ameaça o esforço dos estados que integram a parte brasileira da Amazônia pela unidade em torno do desenvolvimento regional. Meta que passa também pela necessária integração e harmonia com os países vizinhos.

Padre Vieira sonhava com um império que a partir do Brasil iria liderar o mundo, dando origem a um período de “mil anos de felicidade”. Antes disso, porém, será preciso gastar um tempo razoável para debater rumos bem definidos para a Amazônia.
…………………………………..

Cartas na manga

O prefeito Hildon Chaves (PSDB) vem quente e fervendo neste verão para recuperar o prestígio perdido durante a estação das chuvas quando todos os alcaides levam lambadas. Tem grandes trunfos para o projeto da reeleição: a orla do Rio Madeira, a urbanização do Complexo Madeira Mamoré e a construção do novo terminal rodoviário que será edificado no local da atual rodoviária.

Mais transparência

O Congresso Nacional quer reabilitar à imagem dos deputados e senadores buscando mais transparencia dos recursos destinados ao fundo partidário. Projeto neste sentido, de autoria do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) já tramita nos organismos técnicos alterando a lei dos partidos políticos projetando mais transparência com os recursos recebidos pelas agremiações partidárias.

Semana tensa

Com boatos circulando para todo lado, tivemos uma semana tensa entre os poderes Executivo e Legislativo de Rondônia. De um lado, o CPA fez chegar ao público que alguns deputados estavam planejando o afastamento do governador Marcos Rocha mesmo sem fundamentos, através de um processo de impeachment, medida que não prosperou. Muito fake news causando transtornos.

Entendimento

O final de semana é marcado pelo fato do Parlamento estadual anunciar a possibilidade de cooperação com o povo e o governo do estado na área da saúde cedendo o antigo prédio da Assembléia Legialtiva para funcionar como um anexo do Pronto Socorro João Paulo II. A confirmar esta medida, vejo a ALE comprometida e os deputados alinhados com a opiniao publica.

Os consórcios

O governador Confucio Moura (MDB), destaque da renovada bancada federal em Brasilia, destacou a importância dos consórcios interestaduais como forma de resolver os problemas comuns das unidades da federação. Rondônia participa desde a gestão de Confucio no CPA, do Consórcio Brasil – Central, reunindo os mandatários do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rondônia.

Via Direta

***Mas que País é este, cara-pálidas? *** Já são dois presidentes cassados com impeachment e dois ex-presidentes presos *** E onde esta a Câmara dos Deputados que ao invés de agilizar medidas em favor da segurança pública faz tudo para retardar o Pacote Anticrime? *** E do que adiantou eleger tantos generais, coroneis e sargentos, se apenas Jorge Kajuru esta abrindo o bico no Congresso contra as bandalheiras? ***Voltando às lides políticas, o ex-ministro Ciro Gomes colocou a sua verborragia para funcionar *** Cutuca de Lula a Bolsonaro…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas