porto velho - ro, 25 Maio 2019 13:29:25

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 23/03/2019 às 12h24min

A- A+

O lobo continuará predando o cordeiro

O lobo e o cordeiro É provável que o primeiro líder a pregar consensos na Amazônia tenha sido o célebre padre Antônio Vieira. Logo ao..

O lobo e o cordeiro

É provável que o primeiro líder a pregar consensos na Amazônia tenha sido o célebre padre Antônio Vieira. Logo ao chegar à região ele já ligou o destino amazônico ao do planeta, defendendo a instalação do V Império: “O mundo será perfeito. Desaparecerão a maldade e a iniquidade. Habitará o lobo com o cordeiro (…) Então será o fim do Mundo e o reino dos bem aventurados, para sempre”.

Há sensação de discriminação sobre a Amazônia. Para alguns, a ponta do iceberg é o feroz combate à Zona Franca de Manaus. Para não poucos, a raiz do problema está nos ataques aos ambientalistas, cientistas e religiosos. Para muitos, é a intromissão de alheios que pretendem obrigar a população regional a obedecer a interesses de outras regiões e países.

O lobo continuará predando o cordeiro enquanto continuar sob ameaça o esforço dos estados que integram a parte brasileira da Amazônia pela unidade em torno do desenvolvimento regional. Meta que passa também pela necessária integração e harmonia com os países vizinhos.

Padre Vieira sonhava com um império que a partir do Brasil iria liderar o mundo, dando origem a um período de “mil anos de felicidade”. Antes disso, porém, será preciso gastar um tempo razoável para debater rumos bem definidos para a Amazônia.
…………………………………..

Cartas na manga

O prefeito Hildon Chaves (PSDB) vem quente e fervendo neste verão para recuperar o prestígio perdido durante a estação das chuvas quando todos os alcaides levam lambadas. Tem grandes trunfos para o projeto da reeleição: a orla do Rio Madeira, a urbanização do Complexo Madeira Mamoré e a construção do novo terminal rodoviário que será edificado no local da atual rodoviária.

Mais transparência

O Congresso Nacional quer reabilitar à imagem dos deputados e senadores buscando mais transparencia dos recursos destinados ao fundo partidário. Projeto neste sentido, de autoria do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) já tramita nos organismos técnicos alterando a lei dos partidos políticos projetando mais transparência com os recursos recebidos pelas agremiações partidárias.

Semana tensa

Com boatos circulando para todo lado, tivemos uma semana tensa entre os poderes Executivo e Legislativo de Rondônia. De um lado, o CPA fez chegar ao público que alguns deputados estavam planejando o afastamento do governador Marcos Rocha mesmo sem fundamentos, através de um processo de impeachment, medida que não prosperou. Muito fake news causando transtornos.

Entendimento

O final de semana é marcado pelo fato do Parlamento estadual anunciar a possibilidade de cooperação com o povo e o governo do estado na área da saúde cedendo o antigo prédio da Assembléia Legialtiva para funcionar como um anexo do Pronto Socorro João Paulo II. A confirmar esta medida, vejo a ALE comprometida e os deputados alinhados com a opiniao publica.

Os consórcios

O governador Confucio Moura (MDB), destaque da renovada bancada federal em Brasilia, destacou a importância dos consórcios interestaduais como forma de resolver os problemas comuns das unidades da federação. Rondônia participa desde a gestão de Confucio no CPA, do Consórcio Brasil – Central, reunindo os mandatários do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rondônia.

Via Direta

***Mas que País é este, cara-pálidas? *** Já são dois presidentes cassados com impeachment e dois ex-presidentes presos *** E onde esta a Câmara dos Deputados que ao invés de agilizar medidas em favor da segurança pública faz tudo para retardar o Pacote Anticrime? *** E do que adiantou eleger tantos generais, coroneis e sargentos, se apenas Jorge Kajuru esta abrindo o bico no Congresso contra as bandalheiras? ***Voltando às lides políticas, o ex-ministro Ciro Gomes colocou a sua verborragia para funcionar *** Cutuca de Lula a Bolsonaro…


Escreva um comentário

Arquivos de colunas