Porto Velho/RO, 23 Março 2024 00:57:33
Diário da Amazônia

O MEC desvinculou mais de 300 instituições de ensino superior

Levy, o Curinga  Além de presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ex-ministro Joaquim Levy atuará..

A- A+

Publicado: 11/01/2019 às 08h38min

Levy, o Curinga

 Além de presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ex-ministro Joaquim Levy atuará como conselheiro da equipe econômica para temas como investimentos em logística e infraestrutura, privatizações e reestruturação financeira de Estados e municípios. Antes de ser empossado no comando do bancão, em cerimônia no Palácio do Planalto, Levy se reuniu com o núcleo duro do Governo do presidente Bolsonaro e reafirmou que a prioridade, à frente do BNDES, será a transparência na atuação da instituição. Bolsonaro soltou um “a caixa-preta do BNDES será aberta”.

 Pra toda obra

 O ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff é visto na Esplanada como nome que tranquiliza o mercado e pode ocupar outros postos em caso de baixas na equipe.

 Aumenta o som

A amigos que foram visitá-lo na prisão, nos primeiros dias do ano, Lula pediu para que aumentem o som do microfone da vigília que representantes de movimentos sociais fazem em frente ao presídio da Polícia Federal,  onde ele está desde abril, em Curitiba.

Surdez palaciana

“Estou com problemas de audição “- explicou o ex -presidente. O líder petista também se mostrou preocupado com as notícias de que o MEC vai exigir atestado ideológico para pesquisadores candidatos às bolsas de estudo no exterior.

ProUni

O Ministério da Educação já deu início ao pente-fino na situação cadastral de instituições de ensino superior para desvincular do Programa Universidade para Todos (ProUni) faculdades que tiverem irregularidade fiscal. Na terça-feira, foi publicada no  Diário Oficial da União a desvinculação da faculdade Fecaf – Faculdade Capital Federal, com sede em São Paulo.

Responsa

Segundo as regras do Prouni, as universidades devem apresentar ao final de cada ano a quitação de tributos e contribuições federais administrados pela Secretaria da Receita Federal, sob pena de desvinculação do programa. Em 2018, o MEC desvinculou mais de 300 instituições de ensino superior do ProUni.

Alerta

A crise na segurança pública no Ceará colocou o Governo de Jair Bolsonaro (PSL) em estado de alerta. A preocupação do presidente, ministros e auxiliares é de que facções locais e nacionais iniciem uma onda de atos criminosos em outros estados e estendam a crise aos presídios.

Monitoramento

O Departamento Penitenciário (Depen), do Ministério da Justiça, reforçou o monitoramento da situação nas cadeias de todo o País, em especial do Nordeste. Há dois anos, guerras entre facções criminosas terminaram com 126 mortos logo nos primeiros 15 dias do ano em três massacres em presídios nos estados do Amazonas, Rio Grande do Norte e Roraima.

Renovação

O deputado Capitão Augusto (PR-SP) afirma que vai manter sua candidatura à presidência da Câmara mesmo com a oficialização do apoio do partido dele (PR) à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Está mantida independente da posição partidária”, avisa ao posicionar que sua candidatura, além de oposição a Maia, representa uma “renovação política”.

Bancadas

A bancada empresarial terá, a partir de fevereiro, menos representantes na Câmara e mais parlamentares no Senado. Mapeamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Empresarial (Diap) revela que são 192 deputados (eram 251) e 38 senadores (eram 30) diretamente ligados ao capital.

Radiografia

O levantamento do Diap foi realizado com base em declarações de bens e das atividades profissionais e econômicas dos parlamentares. São proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviço ou do segmento rural. Já a bancada sindical terá apenas 33 representantes na Câmara Federal. Perdeu 18 parlamentares em relação à eleição de 2014.

Miúcha

O item relacionado à cantora e compositora, que morreu de câncer aos 81 anos, foi  o primeiro mais procurado das últimas duas semanas , no Dicionário online Cravo Albin, criado há mais de duas décadas em parceria com o Dicionário Antônio Houaiss.  



Deixe o seu comentário