Porto Velho/RO, 20 Março 2024 01:51:02

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 16/12/2018 às 07h20min

A- A+

O norte da sustentabilidade

De um lado, o sonho utópico de uma Amazônia imaculada, livre das ambições humanas. De outro, a distopia de uma exploração criminosa,..

De um lado, o sonho utópico de uma Amazônia imaculada, livre das ambições humanas. De outro, a distopia de uma exploração criminosa, sem limites, esgotando rápida e irreversivelmente os recursos naturais da região. Será desastroso para o Brasil e o mundo se uma dessas duas visões radicais que disputam os corações e mentes dos povos vencer a contenda, cujo pior defeito é ser uma guerra e não um debate respeitoso.

Enquanto esse debate não é viabilizado, precisam ser relativizados o irracionalismo negacionista, que ignora os riscos do descuido, e o bucolismo edênico que despreza a migração humana como fator irreversível do avanço da civilização, com seus avanços e retrocessos.

Cabe um elogio aos movimentos ambientalistas que por meio da pesquisa fornecem contribuições importantes para avaliação dos limites e cuidados necessários. E também às personalidades e entidades voltadas a estudos precisos sobre como extrair o máximo de riquezas em benefício do Brasil tendo na bússola o Norte da sustentabilidade.

Sem cuidados, o desastre será inevitável. Sem a participação ampla de atores estatais e não estatais no processo regional de aproveitamento econômico, incluindo as comunidades tradicionais, como recomenda a pesquisadora Marcela Vecchione, não haverá o melhor desenvolvimento.

……………………………………

Abrigo e refúgio

A prefeitura de Porto Velho poderá se transformar em abrigo dos políticos sem teto a partir do ano que vem. Os deputados federais não reeleitos Garçon (PRB) e Luis Claudio (PR) seriam chamados para o corpo de secretários na gestão Hildon Chaves. Seria uma forma de retribuição já que nos respectivos mandatos eles destinaram importantes recursos para obras de infraestrutura na capital.

Chapa implodiu

Com a prisão do deputado eleito Jair Montes (PTC-Porto Velho) juntamente com seus parças do crime organizado Beto Baba e Fernando da Gata, uma poderosa chapa que disputaria o comando da Assembleia Legislativa acabou implodindo. Montes, uma versão recauchutada de outros presidentes presos, seria vice da referida chapa que disputaria com a composição liderada por Lebrão (MDB- São Francisco do Guaporé).

Na Amazônia

Dos 27 estados que integram a federação apenas seis estão com saúde financeira para enfrentar os próximos anos com otimismo. A maioria deles está na Amazônia, casos de Rondônia, Amazonas, Amapá e Tocantins, correspondendo a mais do que metade. Os outros estados do Norte estão na pior, casos de Acre e Pará e Roraima que com tamanha crise sofreu intervenção federal.

Orçamento 2019

Com um orçamento estimado em R$ 1,4 bilhão para o exercício de 2019, a prefeitura de Porto Velho vai ter que se virar com tantas demandas para atender principalmente áreas como a saúde, educação e infraestrutura. O cobertor é curto, por este motivo o prefeito Hildon Chaves trabalha no sentido de buscar recursos de emendas parlamentares dos deputados federais e senadores na próxima legislatura. Neste sentido ele é bem articulado.

O legado de Daniel

A rigor, o governador tampão Daniel Pereira não deixa nenhuma grande obra e nem tempo para isto ele teve já que foi menos do que um ano de gestão. Mas ele deixa um recorde perante os servidores públicos: nunca na história do governo de Rondônia se pagou salário tão antecipadamente como ele. Ontem dia 15, o funcionalismo recebeu dezembro, no meio do mês trabalhado. Ave, Pereirinha! Salve, Pereirinha!

Via Direta

*** O vereador Mauricio Carvalho (PSDB), presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho deve confirmar o sim para a Secretaria de Saúde do município *** As pressões continuam para que assuma o cargo logo a partir de janeiro. É um baita desafio *** Com tantas saidinhas de banco, assaltos a estabelecimentos comerciais, e arrombamentos de residências, o final de ano já se mostra assustador na capital *** E quem viajou e deixou sua casa sem vigia vai encontrar o patrimônio depenado.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas