Porto Velho/RO, 19 Março 2024 01:35:18

Política &

coluna

Publicado: 15/02/2020 às 08h17min

A- A+

O país aguarda a demissão de Onyx Lorenzoni

“O país aguarda a demissão de Onyx Lorenzoni: síntese da desqualificação, lobista de tubaína e armas. Além de criminoso confesso..

“O país aguarda a demissão de Onyx Lorenzoni: síntese da desqualificação, lobista de tubaína e armas. Além de criminoso confesso de caixa 2.” – Senador Renan Calheiros sobre Ônix Lorenzoni.

1-A guerra do flamboyant

Não se pode dizer que o prefeito Hildon Chaves tenha oposição ferrenha na Câmara, mas os vereadores que se autointitulam independentes dão uma canseira. Dentre estes destaca-se a vereadora Cristiane Lopes com um programa TV voltado a reclamos das comunidades e que não alivia nas críticas ao prefeito. Cristiane teria informado à população do bairro Flamboyant que é a responsável pelas obras em curso no bairro tocadas pela prefeitura e o prefeito “chutou o pau da barraca” num vídeo pela rede. Cristiane listada como pré-candidata a prefeita “partiu pro pau” noutro vídeo rebatendo o Hildon e a campanha eleitoral começa à sombra do flamboyant.

2-Tropeços linguísticos

Paulo Guedes deve ser bom de economia mas se comunica de forma tosca. A esposa do Macri que o diga e os funcionários públicos do Brasil idem. Hoje o Posto Ipiranga espatifou-se outra vez ao tentar explicar o que a alta do dólar tem a ver com o sonho de uma empregada doméstica. “Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Vou exportar menos, substituição de importações, turismo, todo mundo indo para a Disneylândia. Empregada doméstica indo pra Disneylândia, uma festa danada. Mas espera aí? Espera aí. Vai passear ali em Foz do Iguaçu, vai ali passear nas praias do Nordeste está cheio de praia bonita.” Confuso, lamentável, cruel. Deu milho pra bode.

3-Mendes contra a parede

O STF tem 11 ministros e dentre eles alguém que age como plenipotenciário. Um caso recente coloca em xeque esse poder todo do ministro e tem a ver com o pedido para o plenário definir sua competência para decidir sobre atos das operações Integração I e II, que atingem Beto Richa ex-governador do Paraná, cuja relatoria está com o ministro Luiz Barroso. Ocorre que o Ministro Gilmar estende suas ações, por conta do HC que soltou Richa. Coordenador da Lava Jato na PGR, Adonis Callou discordava da atuação do ministro Gilmar e pediu a análise do pleno, o que irritou o PGR Aras. Adonis, ferveu o radiador e zás-trás pegou o boné e vazou. O clima ficou azedo.

4-Por falar em soltar…

Advinha quem está por trás da máscara e vai pular carnaval apesar dos processos que o levaram à prisão na Operação Calvário na Paraíba? “Breno Netofigura do núcleo financeiro operacional da organização criminosa investigada, possuindo estreita relação de parceria com a família Coutinho, da qual seria pessoa interposta para ocultação de bens que teriam sido obtidos pelo clã de forma, em tese, obscura”, como disse o desembargador Vital de Almeida ao mandar trancafiá-lo. Apesar disso aí, o ministro Gilmar disse sobre os fatos que “são vagos, genéricos e parecem não se subsumir claramente a nenhum tipo incriminador”. Evoê Baco! Vamos nessa…

5-Carnaval na valsa

Apesar do frenesi do carnaval, segue em ritmo de valsa o troca-troca do Planalto. Ônix Lorenzoni perdeu o posto para o general Braga Neto que operou a intervenção no Rio de Janeiro e deve ir para o lugar de Osmar Terra ligado do MDB, que declinou de duas indicações do Bolsonaro para chefiar a embaixada brasileira no Canadá ou representar o Brasil na FAO em Roma. Enquanto isso permanecem na frigideira esperando a hora de pularem fora quando a chapa esquentar, os ministros Weintraub da Educação e Sales do Ambiente. Os dois resistem bem ao calor político.

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.