Porto Velho/RO, 25 Março 2024 20:26:42

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 23/11/2018 às 07h57min

A- A+

O papel da mediação

O papel da mediação Só o Rio Negro possui mais volume do que toda a água doce da Europa, afirma a ciência geográfica. Nada como a..

O papel da mediação

Só o Rio Negro possui mais volume do que toda a água doce da Europa, afirma a ciência geográfica. Nada como a exuberância da natureza brasileira para fazer vibrar o patriotismo dos cidadãos e elevar a autoestima do povo.

Já é sabido, joia da sabedoria popular, que tristezas não pagam dívidas, mas as alegrias necessárias para pagá-las e também para vencer o medo que toma conta da nação terão que vir do bom aproveitamento da água e do verde que a floresta apresenta, da força e da inteligência dos povos. Enfim, das possibilidades econômico-sociais das Amazônias Verde, Amarela e Azul.

Uma notícia curiosa sobre a água amazônica é que cada uma das grandes árvores da região pode transferir, por dia, até 500 litros de água do solo à atmosfera. É como uma esponja que suga a água da terra e a joga no ar, processo que beneficia toda a América do Sul.

O papel de mediação que as árvores fazem entre a terra e o céu nesse ciclo hídrico precisa ser exercido pelos parlamentares eleitos para que o melhor da base também chegue à cúpula os gestores. Parlamentar de qualidade sempre faz a ligação mais perfeita entre povo e governo.

………………………………….

Em colapso

O governo Confúcio/Daniel Pereira, considerado pelo tesouro nacional, com a segunda melhor performance fiscal entre os estados, vai entregar ao sucessor Marcos Rocha a saúde e segurança pública em colapso. A coisa desandou de vez, mas a atual gestão, juntando trocados, está conseguindo levar a bom termo o pagamento do funcionalismo e dos fornecedores.

Idas e vindas

Com idas e vidas, seguem entendimentos entre os deputados eleitos e reeleitos para a nova composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. De um lado já esta montado o chamado G10, que lançou um candidato de passado honrado e de outro os deputados Laerte Gomes, Jean Carlão de Oliveira e Jair Montes, ligados a Expedito, projetam outra chapa para o embate em meados de fevereiro. Já basta o Temer!

Coisa frankstênica

Como ocorreu em gestões anteriores, com a participação de tantos políticos em aliança, a gestão Hildon Chaves se transformou numa coisa frankstênica. Tem um tiquinho do PRB, de Lindomar Garçon, um pedacinho do PR de Luis Claudio, uma porção dos manos Mariana/  Mauricinho, uma fatia do leão de Expedito, e assim por diante. Com isto, falta unidade e cada segmento puxa a brasa para sua sardinha.

Mutirão fiscal

Como a necessidade faz o sapo pular, com o caixa zerado, a prefeitura de Porto Velho realiza um mutirão fiscal neste sábado, em conjunto com o Tribunal de Justiça, anistiando juros de todos os seus impostos atrasados, inclusive daqueles já em cobrança judicial. É uma grande oportunidade para os contribuintes em atraso – e até para os caloteiros renitentes – economizar.

Passa a boiada

Na fronteira rondoniense com a Bolívia, numa extensão de mais de mil quilômetros tem passado boi, passado boiada. É urgente que o novo ministro da Justiça Sérgio Moro venha investigar o que esta acontecendo em nossa divisa com o pais vizinho com tráfico de armas para os morros do Rio e São Paulo, tráfico de entorpecentes, contrabando descaminho em larga escala.

Via Direta

*** Faltando ainda à mobília do moderno prédio, a ALE só deve se mudar em janeiro para a nova sede *** O MDB, depois da derrota de Maurão e dos Raupps começa a juntar os cacos visando para as eleições municipais *** Agora sob o controle de Confúcio e Lucio Mosquini *** Ji-Paraná teve um baita presente de aniversário com a Operação da PF que levou uma cambada de corruptos, inclusive peixes graúdos da cidade, para a cadeia*** A coisa ainda vai ter mais desdobramentos…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas