Porto Velho/RO, 25 Março 2024 14:26:01
Diário da Amazônia

O poder da transformação precisa ser exercitado

Em muitos casos a resistência as mudanças individuais travam a transformação no ambiente coletivo

A- A+

Publicado: 04/10/2019 às 15h13min

O comportamento ou atitudes de outras pessoas às vezes nos incomodam ou causam desconforto. Esse incômodo normalmente acontece porque o nosso desejo é que as outras pessoas pensem e ajam conforme o nosso propósito de fazer as coisas, e isso nos levam a querer mudar o comportamento delas. Mas é necessário que entendamos que as coisas não funcionam desta forma e que cada pessoa pensa diferente e costuma agir com base naquilo que acredita.

O que acontece ao nosso redor normalmente reflete diretamente em nosso estilo de vida, seja pessoal ou profissional. O desejo de viabilizar mudanças ou transformações no ambiente em que vivemos, ou simplesmente atuamos, pode incidir, sob o nosso ponto de vista, na necessidade de mudanças também em outras pessoas. Isso é ilógico se procurarmos entender que cada pessoa pensa diferente e vive de forma diferente.

O poder da transformação é individual e, essencialmente,  depende de decisões e escolhas individuais. Para que haja mudanças no ambiente do qual fazemos parte é fundamental que, individualmente, tomemos a iniciativa de efetuar mudanças em nós mesmos, caso contrário a tendência é que tudo continue da mesma forma. A mudança coletiva depende da mudança individual, e não o contrário.

Em muitos casos a resistência às mudanças individuais trava a transformação no ambiente coletivo e são desperdiçadas oportunidades que poderiam revolucionar comportamentos. Todos nós sabemos que resistir às mudanças é continuar na mesmice, sem qualquer vislumbre em termos de crescimento. Mudança de comportamento e de mentalidade é primordial no processo de crescimento porque possibilita acesso a novas experiências.

Ter a vida transformada, obviamente que para melhor, só depende de nós, da nossa disposição de viver os desafios provenientes do processo de transformação. Avançar na direção do desconhecido faz parte do processo de mudanças, desde que estejamos realmente dispostos a mudar, a ter a nossa vida transformada. Deixemos de lado o desejo de ver mudanças na vida dos outros e procuremos mudar a nós mesmos. Esse é o segredo.

O poder da transformação está em nossas mãos e cabe a nós, e somente a nós, utilizá-lo nesse processo complicado de mudanças. As mudanças individuais refletem coletivamente e, por conta disso, tenhamos consciência da grande responsabilidade que carregamos em nossos ombros, que não consiste em peso, mas na decisão de fazer as coisas diferentes.

Pessoalmente e profissionalmente é preciso que sejamos diferentes para que o ambiente no qual estamos inseridos também seja diferente. Precisamos ser luz para iluminar todo o ambiente. Precisamos ser bons exemplos em tudo o que fazemos. Lembremo-nos de que o poder da transformação está em nós e que somente nós podemos colocá-lo em prática.



Deixe o seu comentário