Porto Velho/RO, 11 Dezembro 2019 18:35:23

    SolanoFerreira

    coluna

    Publicado: 30/11/2019 às 11h34min

    A-A+

    O preço do boi gordo sobe e afeta outros setores

      O descontrole no preço da carne é reação do aumento das exportações e isso é bom para criadores e exportadores. Porém, o..

     

    O descontrole no preço da carne é reação do aumento das exportações e isso é bom para criadores e exportadores. Porém, o impacto ao consumidor brasileiro já aconteceu e deve ampliar. É que o Brasil não tem política de subsídio para a produção e, com isso, o consumidor interno sempre paga pela valorização do produto externo. Isso acontece há décadas com os preços dos combustiveis e agora atinge o preço da carne.
    Essa disparidade demonstra que o Brasil continua sem projeto econômico consistente. Surge então o questionamento: de que adianta vender mais para o exterior, se o interior tem custo elevado? Fica difícil fechar a conta do superávit com o custo país elevado.
    O governo precisa fazer algum tipo de intervenção para que o preço interno seja acessível, caso contrário, afetará outros ciclos econômicos. É o caso da carne de aves que já teve indício de elevação, depois vem o suíno, o pescado e outros produtos.
    Elevar o custo de vida efetará não apenas o setor de alimentos, mas dará o efeito cascata efetando tudo aquilo que vem na cadeia econômica por consequência. É para isso que existe a Conab para equilibrar preços de alimentos secos e garantir abastecimento na intersafra. Criar um mecanismo semelhante garantirá a segurança alimentar do povo brasileiro, evitará a elevação do custo páis, e terá mais dinheiro circulando no comércio varejista.
    Economia é uma mecânica de situações que precisa ser muito bem calculada para não desacelerar o crescimento e o desenvolvimento do país. O que é bom para um segmento precisa girar as engrenagens de outros setores econômicos.


    Deixe o seu comentário

    Arquivos de colunas