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O profissional e a resiliência

Reclamar ajuda? O que eu posso fazer para ajudar a resolver ou melhorar esta situação? 

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Publicado: 14/08/2017 às 11h05min

Se você, com energia, busca remar e motivar seus amigos a fazer o mesmo, está agindo com resiliência. Se, contudo, preferir resmungar, reclamar e buscar culpados, está optando pelo time dos desistentes. Resiliência é um termo que vem da física, e que representa a capacidade que os materiais têm de retornar ao seu estado original depois de serem submetidos à pressão ou deformação. Uma bola de borracha, por exemplo, volta rapidamente ao seu estado normal depois de pressionada, portanto, é um material resiliente. Em gestão de pessoas, resiliência significa quase a mesma coisa; ela representa a capacidade que as pessoas têm de superar adversidades com resultados satisfatórios, porém, nunca retornando ao seu estado normal, pois se isso acontecer significa que não aprendemos nada com a situação. Portanto, resiliência é a capacidade de transformar problemas em soluções criativas, e ainda aprender com eles.

A resiliência é um dos principais segredos dos profissionais de sucesso, porque nos permite enfrentar, processar e solucionar os problemas e dificuldades que surgem inesperadamente no dia-a-dia. Existem três tipos de profissionais:
Desistentes: Pessoas com as quais não podemos contar. Que acreditam que as coisas não vão dar certo, e normalmente se posicionam como vítimas da situação. Adoram contaminar as outras pessoas com seu pessimismo e insatisfação. Quando há um novo projeto, desaparecem. Aproximadamente 10% das pessoas estão neste grupo;

Campistas: Pessoas que preferem permanecer na Zona de Conforto. Pessoas que cumprem muito bem suas obrigações, mas não provocam mudanças. Participam de mudanças quando solicitadas a fazê-lo, mas não as provocam. Um dos principais problemas do campista é que em dias de grande stress ou adversidade, corre o risco de tornar-se desistente. Aproximadamente 80% das pessoas fazem parte deste grupo;

Alpinistas: Pessoas que encaram problemas como desafio. É a pessoa que enfrenta os problemas de frente, que gosta de buscar melhores formas de fazer o mesmo, que tem foco na solução. É alguém que não sofre nem se conforma com o ambiente, mas trabalha para modificá-lo quando necessário. Aproximadamente 10% das pessoas fazem parte deste grupo.

Em que grupo você está? Em que grupo você quer estar?
Resiliência é uma das principais características de equipes de alto desempenho, porque em vez de reclamar daquilo que não gostam ou não concordam, seus integrantes focam no resultado e cooperam entre si para torná-la a equipe que eles gostariam que fosse. E para que isso aconteça, eles se fazem duas perguntas bem simples:

Reclamar ajuda? O que eu posso fazer para ajudar a resolver ou melhorar esta situação? Experimente usá-las em seu dia-a-dia…

 

Se você, com energia, busca remar e motivar seus amigos a fazer o mesmo, está agindo com resiliência. Se, contudo, preferir resmungar, reclamar e buscar culpados, está optando pelo time dos desistentes. Resiliência é um termo que vem da física, e que representa a capacidade que os materiais têm de retornar ao seu estado original depois de serem submetidos à pressão ou deformação. Uma bola de borracha, por exemplo, volta rapidamente ao seu estado normal depois de pressionada, portanto, é um material resiliente. Em gestão de pessoas, resiliência significa quase a mesma coisa; ela representa a capacidade que as pessoas têm de superar adversidades com resultados satisfatórios, porém, nunca retornando ao seu estado normal, pois se isso acontecer significa que não aprendemos nada com a situação. Portanto, resiliência é a capacidade de transformar problemas em soluções criativas, e ainda aprender com eles.

A resiliência é um dos principais segredos dos profissionais de sucesso, porque nos permite enfrentar, processar e solucionar os problemas e dificuldades que surgem inesperadamente no dia-a-dia. Existem três tipos de profissionais:
Desistentes: Pessoas com as quais não podemos contar. Que acreditam que as coisas não vão dar certo, e normalmente se posicionam como vítimas da situação. Adoram contaminar as outras pessoas com seu pessimismo e insatisfação. Quando há um novo projeto, desaparecem. Aproximadamente 10% das pessoas estão neste grupo;

Campistas: Pessoas que preferem permanecer na Zona de Conforto. Pessoas que cumprem muito bem suas obrigações, mas não provocam mudanças. Participam de mudanças quando solicitadas a fazê-lo, mas não as provocam. Um dos principais problemas do campista é que em dias de grande stress ou adversidade, corre o risco de tornar-se desistente. Aproximadamente 80% das pessoas fazem parte deste grupo;

Alpinistas: Pessoas que encaram problemas como desafio. É a pessoa que enfrenta os problemas de frente, que gosta de buscar melhores formas de fazer o mesmo, que tem foco na solução. É alguém que não sofre nem se conforma com o ambiente, mas trabalha para modificá-lo quando necessário. Aproximadamente 10% das pessoas fazem parte deste grupo.

Em que grupo você está? Em que grupo você quer estar?
Resiliência é uma das principais características de equipes de alto desempenho, porque em vez de reclamar daquilo que não gostam ou não concordam, seus integrantes focam no resultado e cooperam entre si para torná-la a equipe que eles gostariam que fosse. E para que isso aconteça, eles se fazem duas perguntas bem simples:

Reclamar ajuda? O que eu posso fazer para ajudar a resolver ou melhorar esta situação? Experimente usá-las em seu dia-a-dia…

 



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