Porto Velho/RO, 26 Março 2024 17:12:10

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 08/04/2019 às 08h29min | Atualizado 08/04/2019 às 14h03min

A- A+

O que aconteceria se os arsenais nucleares da Terra explodissem?

A bomba que explode A ogiva de 200 quilotoneladas explode na Amazônia. O som da tragédia é ouvido em todo o mundo. A vida queima em um..

A bomba que explode

A ogiva de 200 quilotoneladas explode na Amazônia. O som da tragédia é ouvido em todo o mundo. A vida queima em um raio de 250 quilômetros. Milhões de toneladas de material em cinzas se espalham na atmosfera. Uma nuvem em forma de cogumelo alcança as partes externas da estratosfera e uma chuva radioativa se precipita sobre o planeta.

Este cenário dantesco foi simulado no YouTube pelo canal Kurzgesagt sob a questão: o que aconteceria se os arsenais nucleares da Terra explodissem? Os autores da apocalíptica simulação poderiam ter usado como alvo Nova York, Tokio ou Paris. Por que escolheram a Amazônia? Eles não dizem, mas a opção se deve ao fato de que a região está no centro das preocupações mundiais.

A megaogiva do YouTube é simulada, mas há uma “ogiva” real e preocupante que provoca detonações intermitentes, causando destruição e prejuízos na Amazônia. É a proliferação dos ataques criminosos que desafiam as leis seja na biopirataria, tráficos de drogas, armas e pessoas.

O crime se organiza e o resultado disso já se vê por aí: a instalação de um país paralelo em que as leis do oficial são cumpridas apenas quando convém aos controladores dos botões das “ogivas” criminosas.

……………………………………..

Recorde histórico

O que se acreditava até agora como uma simples suspeita, do envolvimento de tcrceiros nas fugas – um verdadeiro recorde histórico – de presídios em Rondônia vai se confirmando. Afinal quem esta pagando propinas para abrir porteiras e se fazer vistas grossas para a construção de tuneis? Agentes penitenciários? Policiais Militares? O crime organizado deve estar bancando.

Em pé de guerra

Depois de uma transição suave, com o antecessor, o atual governador Marcos Rocha esta engalfinhado em pendenga com o governador tampão Daniel Pereira com discordâncias orçamentárias. Rocha reclama do legado recebido da gestão passada garantindo que a coisa não estava assim tão boa como se dizia. Pereirinha não gostou, pois tratou Rocha a pão de ló na transição. Não esperava patadas de coturno.

Marcha dos Prefeitos

Desde segunda, prefeitos de todo País participam – e enchem os bolsos de diárias – da XXII Marcha em Defesa dos Municípios em Brasilia. Caravana rondoniense esta no evento que se estende até a próxima sexta-feira com extensa pauta de reivindicações. Os alcaides também aproveitam para choramingar por recursos oriundos na Esplanada. E sempre voltam de pies na mão.

Mais exigências

O que se vê desde agora são mais cuidados ambientais para a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara em Machadinho do Oeste. É o caso também de cobrar as compensações antecipadamente – para água, esgoto, mobilidade urbana etc – para a região, porque depois de usina concluida os consórcios não cumpem boa parte dos acordos, como ocorreu em Porto Velho (RO) e Altamira (PA)

As demandas

Os presidios federais estão sendo segmentados pelo Ministério da Justiça para atender as demandas de criminosos, separadas por facções. Em Rondônia, se livrar de Marcola foi a maior vitória da população nos últimos tempos. Ocorre que familiares e cumplices do chefão do crime organizado que já deixaram PVH com destino Brasilia, seu novo endereço.

Via Direta

*** As autoridades e a classe política de Rondônia agem como aveztruzes no caso das fugas nos presídios rondonienses *** A reconstrução da infraestrutura será dispendiosa e dificil no Vale do Jamari *** Até agora os deputados estaduais de Rondônia não tocaram para frente o pedido de impeachment do governador Marcos Rocha (PSL) *** Com a urbanização do Complexo da Estrada Madeira Mamoré o prefeito Hildon Chaves espera revitalizar o centro histórico.      


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas