BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

O que cai no Encceja 2019? O que estudar? Veja as dicas no portal

Bancada Federal nomeia assessores com salários de 15 à 1 mil; veja

Publicado: 15/05/2019 às 15h15
Atualizado: 15/05/2019 às 15h43

Muitas pessoas se perguntam o que cai no Encceja 2019, o que estudar e como se preparar. É normal ficar perdido(a) nessa hora, principalmente quando se está há muito tempo parado(a). Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário saber todas as matérias do Ensino Médio para se dar bem no exame.

Por isso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibiliza em seu site as Matrizes de referência para organizar os conteúdos cobrados na prova. Mas, o que é Matriz de Referência?

Veja mais sobre o Encceja: Inscrições para o Encceja 2019 começam em 20 de maio

Calma, vamos te explicar exatamente neste texto. Além de fazer um resumo sobre as matérias que caem em cada eixo do Encceja e te mostrar como você pode acessá-la no site do Inep. Vamos lá?

COMO FUNCIONA A PROVA DO ENCCEJA?

Antes de falarmos do conteúdo, vamos conversar um pouco sobre como funciona a prova em si. A avaliação é composta por 4 provas objetivas. Esse é o modelo em que você tem algumas alternativas e precisa escolher a opção correta.

As provas objetivas são divididas em quatro eixos.

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cada prova tem 30 questões e ainda existe uma redação. As notas são calculadas conforme os erros e acertos do candidato. Isso significa que você precisa mostrar uma coerência nos acertos (não adianta acertar as mais difíceis e errar as mais fáceis, pois se entende que o candidato chutou as respostas).

O acerto mínimo necessário é de 100 pontos em cada área (o máximo é 180). Já na redação, é preciso ter uma nota mínima de 5 pontos (a máxima é 10).

Acesse o site do Inep e baixe material http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo

Por termineseusestudos

Deixe o seu comentário