Porto Velho/RO, 29 Dezembro 2020 13:01:11

DaniConstantino

coluna

Publicado: 29/12/2020 às 13h01min

A-A+

O que é um texto mesmo?

Você sabe o que é um texto? Em nosso cotidiano acabamos lendo os mais diversos tipos de textos, interpretando-os e reagindo a eles por..

Você sabe o que é um texto? Em nosso cotidiano acabamos lendo os mais diversos tipos de textos, interpretando-os e reagindo a eles por meio de novos textos. Desde os textos mais corriqueiros, como placas de trânsito, anúncios e cumprimentos, até os mais elaborados, como os artigos científicos e notícias do dia. Toda a humanidade em algum momento lê ou escreve textos. Mas, de fato, qual o significado da palavra “texto”? Pode parecer algo simples. Entretanto, ainda há muitas discussões na Linguística acerca dessa definição, trazendo diferentes classificações e reflexões. Buscar entender um pouco sobre elas é um caminho para escrever ver bem.

O termo vem do latimtextus, detextum (tecido, entrelaçamento). O texto, portanto, seria o entrelaçamento de signos linguísticos, que, juntos, produzem sentido. Para ser considerado texto, essa unidade estruturada deve apresentar um sentido e ter um objetivo comunicativo.

Nessa visão, podemos entender que o texto é definido como uma unidade de sentido produzida por um autor e interpretada por um leitor. Sendo assim, o texto é tudo aquilo a que atribuímos um sentido ao ler e escrever e que os textos podem ser classificados em tipos textuais, conforme a finalidade e as características que apresentam.

O conceito de texto, contudo, tem ampliado ao longo do tempo, ganhando diversas categorias, abrangendo não só textos escritos e verbais, como também textos orais e visuais.

Antigamente, por exemplo, a população podia ler textos como esse apenas no papel. No momento, além de contarmos com o rádio e a televisão, temos a internet que tem revolucionando tudo.  Com a internet e as novas tecnologias, temos novas formas de acesso ao texto e transmissão do texto, por meio das postagens em sites, blogs e redes sociais, com diferentes finalidades comunicativas.

Um texto pode ser codificado, sendo formado de acordo com um código determinado impeditivo da sua leitura direta, tem tamanho variável e pode ser classificado como literário e não-literário.

Na produção textual temos um processo complexo que mobiliza diversas capacidades e conhecimentos de escrita, com objetivo transmitir uma mensagem, se ela não foi compreendida pelo leitor, houve uma falha e o objetivo não foi cumprido. É importante que se domine o código escrito, em nosso caso, domine o código da língua portuguesa e que se escreva com coesão e coerência para ser compreendido.

Para uma eficaz produção de texto, é considerável que o autor entenda bem o assunto sobre o qual vai escrever, bem como qual será o propósito comunicativo do texto. Conhecer os diferentes tipos de texto é também essencial para que possa utilizar uma estrutura que mais irá se adequar ao objetivo do texto. Para escrever bem, é relevante conhecer todo significado histórico da palavra e os diferentes tipos de texto, visando entender que para tanto, o mais importante é que haja uma intenção comunicativa definida e que apresente um sentido completo.


Deixe o seu comentário

sobre Dani Constantino

[email protected] e professora de Língua Portuguesa, mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - Unir. Atualmente é redatora da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – Seduc/RO. Atuou como jornalista do Departamento de Estradas de Rondônia (DER). Desempenhou a função de jornalista na função de gestora de redes sociais da assessoria de comunicação da Seduc/RO. Desenvolve pesquisas na área da Análise de Discurso (AD), em Estudos de Processos Discursivos.