Porto Velho/RO, 16 Setembro 2021 08:28:07
Variedades

O que muda de uma estação do ano para outra em termos de vendas?

A mudança de estação é um dos principais fatores que impactam um lojista. Você sabe o que muda de uma estação do ano para outra em..

A- A+

Publicado: 16/09/2021 às 08h28min

A mudança de estação é um dos principais fatores que impactam um lojista. Você sabe o que muda de uma estação do ano para outra em termos de vendas?

Continue a leitura para descobrir.

O comportamento de consumo das pessoas muda a cada estação e essa mudança gera impactos para o lojista.

Por isso, é necessário que o lojista tenha um planejamento que considere as mudanças de estação.

Uma má gestão, nesse sentido, pode causar grandes prejuízos financeiros.

Planejamento

A loja que possui uma excelente gestão, dispõe de sistemas de informação que permitem controlar todos os departamentos da empresa.

Com base na análise dos dados fornecidos pelo sistema, deve ser elaborado o planejamento de compras, de ações de marketing, de liquidações.

Mas o planejamento sempre precisa ser revisto. Por exemplo: você percebeu que o estoque de pijama infantil inverno está alto. Essa é a hora de rever o planejamento, analisando as vendas para entender porque o estoque desse item está alto.

Existem algumas ações que você pode adotar para baixar o esquema de pijama infantil inverno como promover uma liquidação ou usar self storage para guardar esse estoque para o próximo inverno.

Vamos falar mais sobre essas opções em seguida. Fique com a gente.

Calendário das estações

Todo lojista precisa entender como funciona o calendário das estações e como utilizá-lo. É com base no calendário das estações que você monta o seu planejamento.

Esse calendário te orienta sobre o melhor momento para comprar uma nova coleção, anunciar lançamentos, quando vender e quando fazer liquidações.

Ações de marketing

Mantenha presença constante nas redes sociais de forma a criar um relacionamento com seus clientes.

Além disso, forneça conteúdos em seu site. Isso aumenta a confiança que seu cliente tem em sua loja, em sua marca.

Explique, por exemplo, quais os tecidos mais usados para confeccionar um pijama infantil inverno. Ou você pode publicar um artigo sobre as tendências para a próxima estação.

Crie campanhas de e-mail marketing para enviar novidades, promoções, lançamentos para clientes cadastrados.

Liquidação

A liquidação é uma excelente maneira de diminuir os estoques, além de atrair novos clientes. Faça ações de marketing para divulgar a liquidação antes de lançar a liquidação e durante.

 

Você pode usar as seguintes estratégias de preço: dar um desconto considerável,  a segunda peça com desconto ou leve dois e pague um.

Outros recursos

Se mesmo com ações de marketing e uma liquidação, você ainda enfrenta problemas com estoque de determinada coleção, talvez seja hora de usar um armazenamento externo.

Estamos falando do serviço de Self Storage, que consiste em alugar um espaço, normalmente um box, e deixar o estoque armazenado lá.

No caso do nosso exemplo de pijama inverno infantil, você vai recolher todo o estoque dele, armazenar no Self Storage para utilizar no próximo inverno.

Além disso, dá para usar o self storage como extensão do seu estoque, caso você precise aumentá-lo, mas não tenha espaço.

Conclusão

O que muda de uma estação do ano para a outra em termos de venda é um conjunto de mudanças, na verdade.

As estações influenciam o que os clientes compram e, portanto, o que as lojas vendem. Assim, o lojista precisa conhecer o calendário das estações a fim de se orientar sobre quando comprar um pijama infantil inverno ou quando colocá-lo em liquidação.

 Assim, as estações também geram consequências para a área financeira, de estoque e de marketing. 

Portanto, você, lojista, para manter a saúde de seu negócio, conheça o que muda de uma estação para a outra em termos de venda.

 



Deixe o seu comentário