Porto Velho/RO, 21 Março 2024 01:41:35

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 27/10/2020 às 09h23min | Atualizado 27/10/2020 às 09h24min

A- A+

O senador Acir Gurgacz está de quarentena após contrair Covid-19 em sua base Ji-Paraná

Causas da indecisão Campanha curta, excesso de candidatos com partidos sob pena de extinção, restrições forçadas pela pandemia,..

Causas da indecisão

Campanha curta, excesso de candidatos com partidos sob pena de extinção, restrições forçadas pela pandemia, rejeição à política de intrigas e demonização mútua dos candidatos polarizados – não faltam razões para o elevado grau de indecisão apontado pelas pesquisas em primeiras rodadas.

A indecisão de grande fatia do eleitorado pode ser atribuída ao acirramento da disputa entre os candidatos, mas a falta de diferença real entre eles é um forte gerador de indecisão. O acirramento se apresenta na forma: eles se atacam e tentam aparecer como anjos da salvação para uma cidade que soma às crises mundial e nacional suas próprias nuanças locais. 

No conteúdo, entretanto, as soluções que apresentam são fracas: prometem o que não sabem se vão entregar, considerando as incertezas sobre o futuro. Quando os jovens perdem o ânimo, os adultos desistem e os idosos vivem de teimosos, segundo o dito popular, vencer a indecisão dos eleitores é uma tarefa que os candidatos já entregaram à internet e a Deus.

Ter bons marqueteiros e rezar ao divino, porém, não garantem honradez e honestidade no exercício dos cargos. Muitos prefeitos que se elegeram com bom marketing e abusaram da religião não corresponderam. Eles, vices e secretários explicam muito e convencem pouco. No fundo, seus desempenhos são a causa da rejeição e das indecisões captadas agora nas pesquisas.

………………………………………………………………

Acir com covid

O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT contraiu covid já há uma semana em Ji-Paraná e está em quarentena em Brasília desde então se tratando. Ele que foi obrigado a operar o braço há menos de um mês, já estava de molho, engessado e aguardando ansiosamente a recuperação para voltar as lides políticas em Rondônia apoiando os candidatos  da sua aliança nos municípios. Em Rondônia tivemos desde governador, senador e candidatos a prefeito com coronavirus. A coisa está pegando!

Tudo conspirando

Tudo conspirando a favor do jovem candidato Vinicius Miguel (Cidadania/Novo/PDT) na peleja pela prefeitura de Porto Velho. As tentativas de impugnar sua candidatura foram derrubadas, os fake News descobertos e punidos. E os feitiços se voltando contra os próprios feiticeiros. Pelo que se vê, vão precisar de mandigas mais fortes para voduzar, já que o registro da candidatura do postulante do Cidadania já foi deferido pela justiça eleitoral.

Campo enorme

 Constato, caras-pálidas, que a poucas semanas da eleição, ainda são muitos eleitores sem saber em quem votar, não conhecem nem os nomes e respectivos números dos candidatos a prefeito e vereadores em Porto Velho. Além da elevada taxa de indecisos, pior ainda é o desconhecimento elevado dos nomes dos candidatos a vereança, então existe um campo enorme para o crescimento no segmento. O primeiro passo é maior eficiência na divulgação, corpo a corpo (com máscara é claro) dos candidatos, sendo a maioria desconhecidos em nossa aldeia.

Cavalos paraguaios

 Na eleição em São Paulo o cavalo paraguaio local, o televisivo Celso Russomano já despencou nas pesquisas mais uma vez. É a terceira vez que disputa o Paço Municipal por lá e já se vê em dificuldades, se chegar para o segundo turno com o crescimento de intenções de votos do alcaide tucano Bruno Covas. Por aqui, vamos ver como fica a situação do cavalo paraguaio da capital rondoniense, o candidato Lindomar Garçon (Republicanos), igualmente apadrinhado da Igreja Universal. 

Mal das pernas

O PT vai mal das pernas nos principais colégios eleitorais rondonienses. Vejam o que está ocorrendo no estado: Em Porto Velho, o candidato Ramon Cujui tem dificuldades na decolagem, mesmo com um ótimo programa no horário eleitoral. Em Ariquemes o partido é uma nulidade e longe das paradas de sucesso, em Ji-Paraná a representante do partido está muito atrás nas pesquisas, em Cacoal e Vilhena nem se sabe da existência dos petistas no pleito. Então, PT, quem te viu e quem te vê!

Via Direta

*** Por mais que se esforce o candidato a prefeito pelo PSC de Porto Velho, Edvaldo Soares, não consegue visibilidade perante o eleitorado de Porto Velho *** Outro candidato “invisível” é o representante do PSTU Geneci Gonçalves, também com dificuldades em pontuar nas pesquisas *** Em Vilhena, o coronel Rildo Flores desembarca na reta final como um foguete, deixando poeira para trás nos concorrentes *** Se for o caso de  Rildo ser o candidato beneficiado pelo voto útil, o prefeito Eduardo Japonês vai ter que suar a camisa para se manter no poleiro *** Já, em Cacoal, o deputado Adailton Fúria vai rumo ao Palácio do Café em céu de brigadeiro depois da prisão da prefeita Glaucioni Nery. Clima de festa no comitê de campanha de Fúria *** Por sua vez, em vista do equilíbrio de forças, temos uma verdadeira incógnita em Ariquemes no pleito de 15 de novembro.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas