Porto Velho/RO, 29 Março 2024 17:15:06

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 29/05/2019 às 09h16min | Atualizado 29/05/2019 às 09h17min

A- A+

O sucesso de boas políticas para garantir paz e segurança

Nada será por acaso Na ausência de um projeto consensual, continuam as velhas práticas de estruturalmente demolir o estabelecido sob a..

Nada será por acaso

Na ausência de um projeto consensual, continuam as velhas práticas de estruturalmente demolir o estabelecido sob a promessa de algo novo – vide Estado Novo (1937) e Nova República (1985). Conjunturalmente, costuma-se empurrar com a barriga os problemas acumulados à espera que se resolvam por si mesmos ou caduquem. Problema estrutural e conjuntural, a segurança da região amazônica não pode ser resolvida com novidades esdrúxulas nem empurrada com a barriga.

Decorre dessa evidência a certeza sobre a importância da Carta de Manaus, elaborada no curso do Seminário Internacional de Segurança da Amazônia e portadora de propostas para o fortalecimento da segurança na fronteira, combate ao crime organizado e melhorias no sistema prisional.

Não é a primeira vez que a região apresenta propostas para enfrentar o problema da insegurança, cuja resolução é crucial para a construção positiva de uma política nacional para a paz. Só ela permitirá aos agentes produtivos não ser mais confundidos com os criminosos se aproveitando de sua amplitude inexplorada e alongadas fronteiras. O sucesso de boas políticas para garantir paz e segurança é determinante para melhorar a vida aqui dentro e imagem do Brasil no exterior.

………………………………….

A confraternização

O PDT tem encontro estadual em Ji-Paraná neste final de semana evento que também marcará uma grande confraternização entre os convencionais que começam a traçar as diretrizes para as eleições do ano que vem. O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT, além do evento na região central do estado, marcará presença em Porto Velho se reunindo com o Diretório Estadual na segunda feira.

Bate e volta

A história política recente de Rondônia mostra que os deputados e prefeitos derrotados nas urnas têm grandes dificuldades de voltar a se eleger e isto vale até para campeões de votos como foi o prefeito José Guedes, com 60 por cento dos votos na capital a deputado federal em 1988 e eleito prefeito de PVH com larga vantagem sobre Vitor Sadeck em 92. À volta ao pódio esta muito dificil.

Na peleja

Pelo histórico em eleições anteriores, os ex-deputados Herminio Coelho, Jesoino Dantas e Ribamar Araujo, derrotados nas urnas no ano passado, que pretendem disputar o Paço Tancredo Neves, terão poucas chances de sucesso, embora com atuações eficientes no Legislativo estadual. No entanto, a recuperação política dos três não é impossível. Vale a pena arriscar e podem virar bons vices…

Jogada cenográfica

Os oposicionistas estão observando a possibilidade do prefeito Hildon Chaves (PSDB) trocar de partido – disputar a reeleição pelo PR – como encenação para encobrir o desgastante apoio do ex-senador tucano Expedito Junior. Ocorre que sem o peso desta aliança, Chaves ficaria mais leve na decolagem. Isto se o afastamento entre Chaves e Expedito seria apenas para inglês ver. Tem que fingir direito…

Pele salva

Não deu outra em Rolim de Moura. O pedido de impeachemnt do prefeito Luizão foi rejeitado na Câmara de Vereadores. Esta mania de vereador chantagear prefeito para vender o voto depois se alastrou pelo País, seja nas capitais ou em cidades de porte médio. Vereador é bicho chupim, aprendiz de corrupto, como também são dirigentes de sindicatos grandes, que vivem metendo a mão nos recursos dos associados.

Via Direta

*** A falta de projetos técnicos para garantir os recursos de emendas parlamentares aos municípios rondonienses tem sido um gargalo para as prefeituras rondonienses *** Por este motivo, muita verba oriunda de emendas acaba voltando para a União. É lamentavel *** Como estrategia alguns vereadores estão se definindo como base aliada ou oposicionista para a gestão do prefeito Hildon Chaves *** Naturalmente, aqueles que mamam nas tetas públicas há tempos, como Edwilson Negreiros, com tantas indicações de cargos, seguirá governista!


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas