Porto Velho/RO, 29 Março 2024 17:34:21

Política &

coluna

Publicado: 02/01/2019 às 15h50min

A- A+

O TCE travou e a rica ceia do deputados de RO virou macumba

FRASE DO DIA: “O Brasil não será um porto seguro para criminosos e jamais, novamente, negará cooperação a quem solicitar por..

FRASE DO DIA:

“O Brasil não será um porto seguro para criminosos e jamais, novamente, negará cooperação a quem solicitar por motivos político partidários” – Sérgio Moro.

1-Discurso de desabafo

No seu discurso de posse como governador, o Coronel Marcos Rocha foi exatamente o Marcos Rocha do Colégio Tiradentes, das secretarias de educação e justiça, o pai de família e o candidato que pregou o combate à corrupção como seu norte. Mas até por ter trocado o discurso escrito pelo improviso – ganhou em emoção, mas perdeu em foco – não falou de planos deixando-nos ávidos por conhecê-los. Por necessidade de agenda o governador postergou a posse dos secretários para a sexta feira, dia 04.   

2-Rondônia sob nova direção

Marcos Rocha assumiu e de imediato foi a Brasília participar da posse do Bolsonaro. Justificável e necessário. Mas ficaram para trás a questão da aprovação do orçamento – ele só poderá usar 1/12 avos do orçamento de 2018 – que implica, por exemplo, nas ações diárias de cada secretaria, além da nomeação de secretários e dos cargos em confiança, já que o governador ao sair exonerou todos os comissionados. Nada que não possa ser resolvido logo. É o que se espera. Mas bem poderia ter sido diferente…

3-Discurso de até breve

O governador que saiu foi cirúrgico: fez uma prestação de contas rápida, concisa, sem deixar margem de dúvidas sobre as contas do estado. Daniel defendeu o legado do Confúcio e firmou posição ao falar de sua atuação como vice-governador e governador tampão por menos de um ano. Disse mais que o estado tem as ferramentas e a saúde para que o Coronel Marcos Rocha possa levar a bom termo o seu mandato. Daniel gostou da experiência de governador e tem quatro anos para namorar o eleitor.

4-Empoderada

Michelle Bolsonaro “mitou” ao quebrar o protocolo para, em libras, falar antes do “mito” Bolsonaro discursar no parlatório. E para quem imaginava uma primeira dama “bela, recatada e do lar” o que vimos foi uma mulher sem estrelismo ou estridência e usando apenas o gestual da linguagem para exercer o decantado empoderamento feminino, roubar a cena e criar o seu próprio espaço. E o povão gostou do que viu.    

5-Peru queimado e farofa salgada

No dia 24/12 postei a seguinte informação: “Os deputados estaduais de Rondônia no apagar das luzes arrumaram uma “boquinha” de R$ 66 mil. Tudo às claras, na mão grande. Primeiro alteraram o regimento da Casa e depois foi só correr para a galera. E como estão abraçados Poder Judiciário e MP-RO, nada vai acontecer. O argumento – sempre há um argumento caolho – é que os deputados que perderam a eleição tem direito ao benefício do próximo ano e que o orçamento do Legislativo “comporta de forma tranquila”. É pra enfiar o dedo na boca e rasgar.” Não foi preciso rasgar. O TCE travou e a rica ceia virou macumba. “Malandro demais se atrapalha”, diz Zé de Nana.

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.