Porto Velho/RO, 01 Dezembro 2020 09:32:03

DaniConstantino

coluna

Publicado: 01/12/2020 às 09h31min

A-A+

O texto no mundo digital empreendedor

Quando escrevemos algo, escrevemos para alguém e com algum objetivo. O texto é uma ferramenta estratégica para alcançar objetivos e..

Quando escrevemos algo, escrevemos para alguém e com algum objetivo. O texto é uma ferramenta estratégica para alcançar objetivos e precisa ter estratégias suficientes para convencer o leitor que pretende atingir, não precisando, necessariamente, ser formal ou obedecer às regras gramaticais.

Deixar sua marca com um bom texto no meio digital tem sido cada vez mais utilizado por empreendedores que desejam maior visibilidade e crescimento do seu negócio. O texto torna-se um aliado nesse viés e deve despertar alguns elementos como: atenção; interesse, desejo e ação do leitor/cliente.

A necessidade de utilizar o texto de forma apropriada para atender diferentes finalidades no mundo digital, seja ele textos longos ou simples, curtos, claros e objetivos, tornou-se um trunfo na conquista do público, seguidores e vendas.

A nova visão advinda do crescimento das mídias sociais despertou a tendência da “criação de conteúdo” e trouxe um leque de novos termos e estruturas textuais e visuais. 

Criar conteúdo tornou-se tarefa árdua para aqueles que pretendem atingir determinado público e vender seu produto. Nesse contexto, não é só sobre o que a imagem está dizendo sobre você, mas também sobre o que seu texto está dizendo sobre você, sobre o que quer vender e como ele chegará e atrairá seu público.

Para gerar conteúdo que tenha conexão com seu leitor/seguidor/cliente, ele precisa identificar-se com você.  Portanto, a forma como usará o texto implicará em seus resultados. Como escrever títulos atrativos para seus posts, por exemplo, eles interferem diretamente no desempenho do seu conteúdo. Existem diferentes dicas de estruturas para escrever títulos atrativos, técnicas utilizadas na área publicitária e redação web. O texto utilizado na redação web, ou seja, no conteúdo para internet, compreende na criação de conteúdos para redes sociais, blogs e portais, e também outros formatos como roteiros para vídeos e fluxos de e-mail marketing.

Melhorar a escaneabilidade do texto é uma estratégia válida. Escaneabilidade é uma forma de aprimorar o texto, deixando-o mais fluído e dinâmico, prazeroso de ser lido, algo relevante quando o assunto é otimização em SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que a otimização para mecanismos de busca.

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

A otimização em SEO não se limita a isso, possui várias técnicas envolvidas na construção do texto, como usar a técnica da pirâmide invertida, apresentando as informações importantes sobre o conteúdo já nos primeiros parágrafos, como o uso de palavras-chaves, tamanho das frases, como utilização de fontes de texto que ajude na clareza, como quebrar o texto em blocos, deixando os parágrafos com frase curtas e até três linhas.

Com todas essas técnicas, sem dúvida textos escaneáveis melhoram a experiência do usuário, pois terão mais compreensão do que está a sua frente por meio da organização e padronização do texto utilizado na redação web.

 


Deixe o seu comentário

sobre Dani Constantino

[email protected] e professora de Língua Portuguesa, mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - Unir. Atualmente é redatora da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – Seduc/RO. Atuou como jornalista do Departamento de Estradas de Rondônia (DER). Desempenhou a função de jornalista na função de gestora de redes sociais da assessoria de comunicação da Seduc/RO. Desenvolve pesquisas na área da Análise de Discurso (AD), em Estudos de Processos Discursivos.

Arquivos de colunas