Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:18:26

Editorial

coluna

Publicado: 30/03/2019 às 06h00min

A- A+

O ufanismo e a queda da credibilidade do governo

Os constantes tropeços do governo Bolsonaro tem afetados a popularidade do presidente e atinge a economia do país. Uma sucessão de..

Os constantes tropeços do governo Bolsonaro tem afetados a popularidade do presidente e atinge a economia do país. Uma sucessão de falatórios, postagens, idas e vindas, e projetos polêmicos, juntando com a falta de habilidade política do grupo, vem causando mal estar no Brasil e no mundo. A credibilidade do governo despenca na mesma velocidade da popularidade (-15%) e eleva o risco de investimentos externos e internos.

Dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre o Índice de Confiança da Indústria, apresentou recuo de 1,8 ponto de fevereiro para março. O indicador caiu para 97,2 pontos, em uma escala de zero a 200, o menor nível desde dezembro passado. Se tratando de economia de um país, isso reflete com considerável impacto em investimentos.

O Índice da Situação Atual, indicador que mede a confiança dos empresários, teve queda de 1,7 ponto, para 97,1 pontos, após quatro avanços consecutivos, por causa da redução da satisfação com o nível atual de demanda, que retraiu 3 pontos. A confiança diminuiu em 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados. Outros indicadores levantados pela mesma pesquisa, também são insatisfatórios para o mundo dos negócios.

A confiança de um governo é determinante para a economia. Quando não há credibilidade, os investimentos somem, a crise aparece e o governo despenca. Para se ter idéia desse reflexo, basta considerar a queda da ex-presidente Dilma que se deu mais por causa da falta de confiança em seu governo, do que mesmo pelas denúncias que até o momento nada chegou diretamente até ela (porém, ainda poderá chegar).

Mais um governo instável aumentará a crise e poderá trazer efeitos insustentáveis. A equipe econômica e os principais ministros do governo precisam, com urgência, criar um comitê de crise para amenizar os ânimos aflorados, controlar as informações e colocar limites nos amadores que tem colocado tudo a perder com falas e pronunciamentos ufanistas que só trazem problemas.

Um pais na colocação do Brasil requer cuidados políticos e amadurecimento precoce de um governo que precisa dar certo e alcançar as metas que o povo e o mercado esperam. O desequilíbrio interno da equipe vem á tona diariamente e, somente com pulso forte, será possível conter o orgulho exacerbado e atuar dentro de condutas confiáveis e aceitáveis. Ainda há tempo para acertos e é isso que todos aguardam que acorra.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas