Porto Velho/RO, 22 Março 2024 00:58:04
RONDÔNIA

Obra na BR-319 deve ser concluída nesta semana

Elevação da pista tem como objetivo conter a água da cheia que invadiu parte da BR-319.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 13/03/2019 às 10h19min | Atualizado 13/03/2019 às 10h49min

A obra de elevação da BR-319 teve início no sábado, de acordo com informações do Dnit-RO (Divulgação)

A finalização da obra de elevação do trecho da BR-319, logo após a ponte do rio Madeira, em Porto Velho, está prevista para acontecer amanhã (14), conforme informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O objetivo da elevação é para conter a água que invadiu parte da BR-319 em decorrência da cheia do rio Madeira e normalizar a trafegabilidade no local. As duas vias foram aterradas e o local já está sem água. Uma das vias foi liberada no sábado (9) e a outra ainda está em manutenção.

Segundo o superintendente do Dnit Cláudio Neves, o objetivo principal era fazer um trabalho emergencial para deixar o tráfego fora da água, mas decidiram fazer um trabalho mais pomposo para ficar definitivo. “As duas pistas já foram aterradas, já não tem mais água e agora nós estamos fazendo uma elevação ainda maior para ter como base da rodovia para os próximos anos, e estamos subindo o aterro e pretendemos fazer até quinta-feira. Vamos fazer um trabalho mais robusto e não apenas um trabalho paliativo”, informou Cláudio.

A elevação do trecho afetado está sendo feito com rochas e com Britas Graduadas Simples (BGS) com outros tipos de pedras misturado. “Embaixo nós colocamos pedras grandes e vai subindo e colocando pedras cada vez menores, e uma camada de BGS”, explicou. No local mais fundo do trecho, será feito um aterro de um metro. A obra compreenderá o trecho de 200 metros. O asfaltamento acontecerá nos próximos meses após o nível do rio Madeira baixar.

A água já estava 40 dias na pista e a população não estava conseguindo passar no local, principalmente os que dependiam de passar no local com motos. A altura da água no local ficou em torno de 15 a 25 centímetros com uma extensão de aproximadamente 50 metros.
As famílias que moram na região e principalmente as que residem na Vila do Dnit, encontraram muitas dificuldades para chegar até a residência ou ir até a cidade devido ao transbordamento do rio na via.



Deixe o seu comentário