Porto Velho/RO, 19 Março 2024 17:21:51
Cidades

Obras de infraestrutura foram prioridades na região central de RO

A forte atuação na recuperação e manutenção de estradas é outro ponto relevante, especialmente ao fomento do setor produtivo

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 24/12/2019 às 09h25min

No primeiro ano do mandato, as ações do governo de Rondônia para a região Central se aplicaram à infraestrutura da malha rodoviária e aeroportuária, fortalecimento do setor produtivo, incrementos às áreas da saúde pública e de lazer, e ainda, a reorganização de órgãos públicos. (mais…)

“As atividades prioritárias do governador coronel Marcos Rocha neste primeiro ano de mandato foram focadas à reestruturação da máquina administrativa e ações que fortalecem o desenvolvimento de Rondônia”, explica o secretário regional de Ji-Paraná, Everton Esteves.

Dentre as ações de infraestruturas concretizadas, o secretário destaca a finalização do anel viário em Ji-Paraná, a manutenção da malha rodoviária em toda região, reestruturação dos aeroportos de Ji-Paraná e de Cacoal. “O sonho da população está materializado”, frisa Everton Esteves, referindo à conclusão da via alternativa que tirou o tráfego pesado do centro de Ji-Paraná.

A forte atuação na recuperação e manutenção de estradas é outro ponto relevante, especialmente ao fomento do setor produtivo que registrou crescimento, segundo apontaram os relatórios da Rondônia Rural Show Internacional.

Os aeroportos de Ji-Paraná e Cacoal também serão melhor estruturados. No começo deste mês, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), coronel Erasmo Meireles e Sá, iniciou as tratativas para que as duas unidades sejam equipadas para operacionalização de voos com instrumentos. “Melhorados, os aeroportos terão maior segurança e poderão até receber mais voos diários”, disse o diretor do DER, adiantando que o estacionamento e o terminal de passageiros de Ji-Paraná também serão contemplados com reformas.

SAÚDE

Na área da saúde, o governo estadual entregou ambulância aparelhada com UTI ao complexo hospitalar regional de Cacoal fortalecendo o socorro imediato a quem necessita de urgência e emergência. A população de Ouro Preto do Oeste conquistou modernas instalações de leitos de UTI Neonatal. O serviço ofertado é custeado pelo governo estadual e inédito na cidade.

Aliado à saúde pública, o maior atrativo do governo para a população ji-paranaense é a implantação do esgotamento sanitário. A obra de infraestrutura que já está em andamento reflete diretamente na redução de custos de tratamentos na área da saúde, uma vez que com o esgoto tratado as pessoas adoecem menos. “A expansão da rede de água também é um exemplo de cuidados com a saúde”, ressalta o secretário regional de Ji-Paraná, mencionando o serviço que está sendo implantado na cidade pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).

Em fase de finalização para ser entregue à população, a praça do Beira Rio foi toda revitalizada. “É um ponto atrativo e que se torna mais um cartão postal de Ji-Paraná, movimenta o comércio e aquece a economia”, afirma o secretário Everton Esteves.

Na Zona da Mata, Rolim de Moura ganhou a legalização de 1100 imóveis urbanos. “As pessoas beneficiadas com o programa do governo passaram a serem donas definitivas dos imóveis. É um olhar humanizado do governador, coronel Marcos Rocha, às famílias contempladas”, frisou Esteves.

A aplicação dos recursos públicos seguiu o rígido protocolo da legislação orçamentária aprovada pelos deputados estaduais ainda na gestão passada. “O governo trabalhou com o dinheiro programado. Ações mais contundentes estão previstas para serem executadas a partir de 2020”, pontua o secretário.



Deixe o seu comentário