Porto Velho/RO, 24 Março 2024 00:45:40
Diário da Amazônia

Ocorrências de incêndio serão maiores este ano

Neste mês já foram registradas 27 ocorrências a mais, em relação a agosto de 2014.

Por Fernando Pereira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/08/2015 às 05h20min

Na última terça-feira (25), foi ateado fogo em um local onde comunidade usava como campo  Fábio Souza/Diário da Amazônia

Na última terça-feira (25), foi ateado fogo em um local onde comunidade usava como campo Fábio Souza/Diário da Amazônia

Um levantamento feito pelo comando da Brigada de Incêndios do Corpo de Bombeiros Militar de Ji-Paraná (CBM), mostrou que de 2014 para 2015 houve um acréscimo no número de ocorrências de incêndios atendidas pela corporação.

O levantamento frisou apenas o mês de agosto, pois é época de maior calor no Estado, quando os incêndios são mais suscetíveis. Em todo o mês de agosto de 2014, foram registradas 40 ocorrências, e neste ano, embora o mês ainda não tenha terminado, já foram registrados 67 casos. Já os números referentes a todo o ano, os primeiros oito meses de 2015 registraram quase a mesma quantidade de 2014, que foram 110 casos e, agora já está na casa dos 104.

“Vale ressaltar também, que esse número de ocorrências de incêndios tem aumentado e pode superar o ano passado, mas não significa que o Poder Público tenha se mantido inerte na hora de conscientizar, pois juntamente com os demais órgãos de Meio Ambiente, realizamos várias campanhas”, explicou o tenente.

Na noite da última terça-feira (25), por volta das 19h, os vizinhos de um terreno baldio, no bairro São Tiago, no km-5, saída de Ji-Paraná para Ouro Preto do Oeste, foram surpreendidos com um incêndio de grandes proporções, que acabou queimando toda a vegetação existente no terreno, bem como queimando o gramado de um campo de futebol, onde crianças e jovens usam para se divertir nos finais de semana.

O tenente do Corpo de Bombeiros esclareceu que muita das queimadas, principalmente em terrenos baldios, tem acorrido, porque algumas pessoas não se dispõem a gastar com a limpeza. O comandante da Corporação, tenente Antonio dos Santos, alerta que “fazer queimadas no Brasil hoje, conforme o Código Florestal, é incidir em crime, além, é claro, de trazer prejuízo à saúde das crianças e também dos idosos, que são os mais prejudicados”.



Deixe o seu comentário