Porto Velho/RO, 26 Março 2024 13:31:14
Diário da Amazônia

Oftalmologistas alertam: rolha do espumante pode te deixar cego

Saindo a até 80 km/h da garrafa, objeto pode atingir em cheio o olho e danificar partes frágeis do globo ocular

A- A+

Publicado: 31/12/2019 às 11h39min

Ao sair da garrafa de espumante, a rolha pode chegar aos 80 km/h. Apesar de, na maioria dos casos, ela sair voando por aí sem atingir alvo certo, oftalmologistas alertam para a possibilidade de ela acertar em cheio um dos olhos. A situação inclusive aconteceu com Theo Campbell, participante do reality show britânico Love Island, que revelou ter ficado cego de um olho após ter sido atingido por uma rolha. O artista passou por duas cirurgias e usa um tapa olho.

Em entrevista ao Daily Mail, o oftalmologista Amir Hamid explica que os ossos do crânio são responsáveis pela proteção do olho, mas a rolha é pequena o suficiente para atingir em cheio o globo ocular.

“Ela viaja tão rápido que pode causar danos e arranhões na córnea, a parte mais exterior do olho, assim como feridas em partes muito frágeis do interior do globo ocular. Alguns desses casos podem precisar de cirurgia para corrigir”, alerta.

Para evitar problemas, a dica é evitar abrir o espumante na direção de outras pessoas e mantê-lo na temperatura ideal — de seis a dez graus Celsius — para evitar que a rolha saia em velocidade muito alta.



Deixe o seu comentário