Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:52:08
Diário da Amazônia

OIE declara Rondônia área livre de peste suína

O comunicado ocorreu durante sessão em Paris da Organização de Saúde.

A- A+

Publicado: 02/06/2016 às 05h01min

Rondônia, segundo a Idaron, tem uma produção de mais de 200 mil cabeças de suíno

Rondônia, segundo a Idaron, tem uma produção de mais de 200 mil cabeças de suíno

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declarou Rondônia como área livre de peste suína clássica (PSC). O comunicado ocorreu durante a 84ª sessão-geral, realizada em Paris. Até essa sessão-geral, apenas dois Estados brasileiros eram áreas livres de PSC.
Além de Rondônia, Distrito Federal e os estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins foram declarados como área livre de PSC nessa sessão da OIE. Os municípios amazonenses de Guajará e Boca do Acre e partes dos municípios de Canutama e Lábrea também foram declarados como áreas livres.

O coordenador do Programa Estadual de Sanidade Suídea, Ney Carlos Dias de Azevedo, explica que para a decisão alguns quesitos foram considerados, como a estrutura da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), com presença em todos os municípios, quadro efetivo de servidores capacitados, além do trabalho de vigilância e prevenção para enfermidades de notificação oficial.

O coordenador também fala que essa decisão pode contribuir para a suinocultura no Estado. “Rondônia tem potencial para aumentar a produção de suínos. Nós temos grãos em abundância para a alimentação dos animais, sanidade e mercado consumidor interno e externo”.



Deixe o seu comentário