Porto Velho/RO, 21 Março 2024 13:29:43
Diário da Amazônia

Opções de crédito para negativados em Curitiba

As pessoas negativadas, ou com o nome sujo, como é popularmente chamado, enfrentam grandes desafios ao buscar crédito em Curitiba, mas..

A- A+

Publicado: 21/03/2024 às 13h29min

(crédito: divulgação/Freepik)

As pessoas negativadas, ou com o nome sujo, como é popularmente chamado, enfrentam grandes desafios ao buscar crédito em Curitiba, mas ainda existem opções disponíveis. A chave está em conhecer as modalidades de crédito adaptadas a essa condição específica, assim como as precauções a tomar ao procurar por essas alternativas.

Entendendo o crédito para negativados

Quando alguém se torna negativado, significa que possui dívidas vencidas que resultaram na inclusão do seu nome em órgãos de restrição ao crédito, como SPC e Serasa. Essa situação gera dificuldades consideráveis na obtenção de crédito, ao indicar ao mercado que houve problemas anteriores no cumprimento de compromissos financeiros.

Contudo, existem modalidades de empréstimo pensadas para atender esse público, buscando oferecer uma nova oportunidade de regularização financeira.

Tipos de crédito disponíveis para negativados

Para as pessoas que estão negativadas e em busca de soluções financeiras em Curitiba, existem várias alternativas disponíveis.

Os tipos de crédito variam em termos de requisitos, taxas de juros e facilidade de acesso, visando oferecer alternativas viáveis mesmo para quem enfrenta restrições de crédito.

Dentre essas opções, destaca-se o empréstimo consignado, o empréstimo com garantia, além do microcrédito e outras opções, que detalharemos nos próximos tópicos.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é uma das opções mais comuns de crédito para negativados e está disponível em Curitiba, por exemplo.

Ele é destinado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada, que têm renda fixa e comprovada.

Esse tipo de empréstimo em Curitiba tem como principal vantagem o fato das parcelas serem descontadas diretamente do salário ou do benefício do cliente, reduzindo o risco de atraso ou inadimplência.

Por isso, os juros cobrados nessa modalidade costumam ser mais baixos do que os de outras opções de crédito para negativados. No entanto, o empréstimo consignado tem como desvantagens a limitação do valor emprestado, que não pode ultrapassar a margem consignável definida por lei.

Essa margem consignável corresponde ao percentual do salário ou benefício do consumidor que pode ser comprometido com o pagamento do empréstimo.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é uma modalidade que permite ao indivíduo utilizar um bem de valor, como um veículo ou um imóvel, como garantia para obter crédito.

Em geral, essa modalidade oferece melhores condições de pagamento, como taxas de juros mais baixas e prazos mais longos, devido ao menor risco de inadimplência. No entanto, o solicitante deve estar ciente do risco de perder o bem em caso de inadimplência.

Esta opção é interessante para quem precisa de quantias maiores de dinheiro e tem a confiança de que poderá honrar o compromisso​.

Microcrédito e outras opções

O microcrédito é uma alternativa destinada a pequenos empreendedores ou indivíduos que querem começar um negócio, mas não têm acesso às formas tradicionais de crédito, muitas vezes por estarem negativados.

As condições do microcrédito podem incluir taxas de juros mais acessíveis e prazos de pagamento ajustáveis, adequados ao desenvolvimento de pequenos negócios.

Além do microcrédito, outra opção de crédito para negativados em Curitiba é a antecipação do Saque-Aniversário, um empréstimo pago com o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Por meio desse empréstimo do FGTS, bancos e financeiras podem conceder valores equivalentes à antecipação de vários anos de Saque-Aniversário do trabalhador.

Essa opção tem taxas de juros acessíveis e não requer análise de crédito, apenas autorização do trabalhador e saldo suficiente para cobrir o valor solicitado e as taxas e encargos do empréstimo.

As duas opções de crédito podem ser úteis para a reorganização a sua vida financeira, seja para quitar dívidas ou investir em algum negócio, mesmo diante de restrições de crédito.

Cuidados ao buscar crédito estando negativado

Buscar crédito em Curitiba quando se está negativado requer cuidado para evitar complicações adicionais em sua situação financeira.

Por isso, confira a lista abaixo com dicas para proteger suas finanças e evitar cair em armadilhas que possam piorar sua situação de crédito.

  • ♦  Verifique a credibilidade das instituições: faça uma pesquisa para garantir que a instituição financeira ou o credor seja legítimo e confiável;
  • ♦  Desconfie de propostas muito vantajosas: ofertas que parecem boas demais para ser verdade podem ser indicativas de fraudes ou golpes;
  • ♦  Evite pagar taxas antecipadas: instituições financeiras sérias não costumam solicitar pagamentos ou depósitos antes da liberação do empréstimo;
  • ♦  Compare as condições de crédito: analise as taxas de juros, prazos de pagamento, e o custo efetivo total (CET) de diferentes opções de empréstimo;
  • ♦  Leia atentamente os termos do contrato: Antes de assinar qualquer documento, certifique-se de entender todas as cláusulas e obrigações;
  • ♦  Considere a capacidade de pagamento: avalie sua situação financeira para assegurar que conseguirá cumprir com os pagamentos do empréstimo sem se endividar ainda mais;
  • ♦  Busque aconselhamento financeiro: se possível, consulte um especialista em finanças para auxiliar na escolha da melhor opção de crédito;
  • ♦  Cuidado com o compartilhamento de informações pessoais: forneça seus dados pessoais e financeiros apenas para instituições seguras e em canais protegidos.

Como melhorar sua situação financeira?

Melhorar a situação financeira requer um plano bem estruturado e ações consistentes. Um caminho eficaz para isso é seguir os passos listados abaixo:

  1. Avalie sua situação financeira e organize suas dívidas: identifique todas as suas dívidas, incluindo os juros, e priorize o pagamento daquelas com taxas mais altas;
  2. Renegocie suas dívidas: entre em contato com seus credores para negociar termos mais favoráveis, como redução de juros ou extensão de prazos;
  3. Crie um orçamento realista: estabeleça um orçamento que contemple suas despesas essenciais e que permita direcionar recursos para o pagamento de dívidas;
  4. Evite novas dívidas: até que sua situação financeira melhore, procure não assumir novos compromissos financeiros que possam aumentar seu endividamento;
  5. Consulte regularmente seu nome nos órgãos de proteção ao crédito: fique por dentro de sua situação cadastral e aproveite oportunidades de negociação para limpar seu nome.

Embora existam desafios, pessoas negativadas têm à disposição em Curitiba e demais cidades várias opções de crédito que podem ajudar a melhorar sua situação financeira. Avaliar cuidadosamente as opções, considerar as taxas de juros e evitar potenciais fraudes são passos fundamentais nesse processo.

 



Deixe o seu comentário