Porto Velho/RO, 03 Setembro 2021 09:51:29
Polícia

Operação Guardiões do Bioma combate 965 incêndios em Rondônia

Estado já conta com 552 profissionais de segurança pública em atuação

Por Redação Diário da Amazônia
A-A+

Publicado: 03/09/2021 às 09h51min

Foto: Divulgação

Os profissionais de segurança pública que atuam na Operação Guardiões do Bioma no estado de Rondônia já combateram 965 incêndios florestais na região. A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ocorre nos estados dos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal, e foi lançada no mês de julho.

Em Rondônia, foram realizadas 275 ações preventivas e empregados 552 profissionais do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

“O trabalho deve ser intenso no combate aos crimes contra o meio ambiente. Além de promover a capacitação dos profissionais, o Ministério atua conjuntamente com outras instituições para atender às demandas dos Estados e reforçar o efetivo no combate aos incêndios e crimes ambientais”, destacou o ministro Anderson Torres.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública é responsável pelo trabalho de coordenação, integração entre os órgãos envolvidos, envio da Força Nacional, além do pagamento das diárias para bombeiros e policiais militares ambientais dos estados que manifestarem interesse.

A operação também envolve os Ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e de Meio Ambiente, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).



Deixe o seu comentário