Porto Velho/RO, 19 Março 2024 03:45:59
VARIEDADES

Os 5 cuidados que você precisa ter com o recém nascido

  Quando um bebê nasce, nasce também uma série de dúvidas e questionamentos na cabeças dos pais sobre as questões que envolvem o..

A- A+

Publicado: 21/10/2019 às 10h11min

 

Quando um bebê nasce, nasce também uma série de dúvidas e questionamentos na cabeças dos pais sobre as questões que envolvem o universo da parentalidade. Em especial quando recém-nascido, o bebê precisa de mais cuidados por ainda ser muito frágil e não ter controle total sobre seus movimentos. Ao saber disso, os pais ficam em dúvida sobre qual posição mais confortável, motivo do choro, se está com frio ou calor, quando pode receber visita, entre tantas outros.

Por isso, selecionamos algumas dicas que vão ajudar os pais de primeira viagem a saber quais os principais cuidados que se deve ter ao cuidar de um recém-nascido:

1 – Mantenha-o devidamente aquecido

Ao sair do útero, o bebê tem pela primeira vez o contato com o mundo externo, que é mais seco do que ele está acostumado. Por isso, fica mais difícil para o corpo dele controlar a temperatura nesse começo. A recomendação é de mantê-lo devidamente aquecido, o que não significa que ele deve viver cheio de mantas e cobertores porque pode gerar um problema maior: o superaquecimento.

Opte por colocar um macacão, calça e body e não esqueça das meias. As luvas não são essenciais e nem confortáveis para o bebê que ainda explora o mundo com as mãos. Use-as se o tempo estiver realmente frio.

2 – Coloque-o para dormir do seu lado

Nos seis primeiros meses é importante e seguro que os bebês durmam próximos aos pais. Estudos já comprovaram que essa atitude diminui muito o risco de morte súbita. Se não quiser tirar o berço do quarto do filho para colocar no seu, as formas mais práticas e confortáveis são o moisés para bebê e o berço portátil. Eles não devem conter nenhum acessório além do lençol e cobertor para evitar o sufocamento.

3 – Não se desespere com o choro. Esteja atento aos sinais

Os recém-nascidos se incomodam muito com a fralda suja, com calor ou frio e reclamam bastante quando estão com fome, por isso não é preciso se desesperar com os choros constantes. Esteja atento para saber qual o motivo. Nessa fase as cólicas são muito comuns. Use toalhas quentes na barriga, faça massagens e mude de posição para ajudar a aliviar.

4 – Limite as visitas

Para o bem da saúde do bebê, é recomendado limitar a quantidade de visitas até o primeiro mês de vida. Eles ainda estão em fase de adaptação do mundo aqui fora e a imunidade ainda é muito baixa. O ideal é não receber pessoas que estejam gripadas ou com algum tipo de doença contagiosa. Além disso, o barulho e agitação podem incomodá-lo.

5 – Siga as recomendações do pediatra

O pediatra é um dos melhores amigos dos recém pais. Ele é o responsável por instruí-los e orientar com relação a diversos assuntos como vacinas, banhos de sol, cuidados com a higiene, crescimento, peso, febre, alimentação. Por isso, vale a pena ouvir algumas recomendações de amigos e parentes e escolher um médico de confiança.



Deixe o seu comentário