Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:34:31

Política &

coluna

Publicado: 18/02/2020 às 15h13min

A- A+

Os especialistas de tudo estão em guerra

Frase do dia “Não podemos reduzir o Congresso aos arroubos de um moleque. A pessoa não tem conteúdo e faz do exercício do mandato uma..

Frase do dia

“Não podemos reduzir o Congresso aos arroubos de um moleque. A pessoa não tem conteúdo e faz do exercício do mandato uma plataforma de ofensas para receber curtidas de sua militância.” – Deputado José Medeiros do Podemos sobre o deputado Glauber Braga do Psol.

1-Caminho da Escola 

“Espero que esta semana nasça essa criança que tá demorando muito para nascer. Tá parecendo filhote de elefante”. Depois de andar para frente e para trás, demorar tanto que até o ministro Paulo Guedes teve que intervir de forma desastrada, a reforma está madura e deve chegar ao Congresso antes que comece o desfile da Sapucaí. E terá que ser tocada de forma redondinha entre Executivo e Congresso se quiserem que a coisa flua pois interessa ao Brasil. Já pensou 74 ascensoristas nos elevadores do Congresso? “Uma coisa importante da reforma administrativa é a extinção de algumas profissões. Hoje em dia, não se fala mais em datilógrafo, acabou datilógrafo. E repito: atuais servidores não vão perder nada.” Diz Bolsonaro e Maia aquiesce. 

2-Presunto miliciano 

Os especialistas de tudo estão em guerra. Adriano morreu por culpa da polícia que deveria armar o cerco e rendê-lo. Para uns Adriano deveria disparar rajadas e não tiros intermitentes. Seria queima de arquivo por do PT ou PSol para uns ou para os Bolsonaros querem outros. Adriano foi herói ou miliciano para uns e outros. Ou um rico excêntrico. Matou a Mariele ou sabe quem mandou. Para uns ele matou Mariele e para outros não matou, mas sabia o nome do mandante. Era coxinha para uns, mortadela para outros e para o Zé de Nana é só presunto e presunto não fala. Não fala, mas há gravações que comprometem o Rui Costa ou o Bolsonaro. Que rolo…  

3-Juiz de garantias: a polêmica continua

A AGU resolveu apoiar a causa. O juiz de garantias acompanha a investigação, o recebimento da denúncia e autorização de prisões, quebra de sigilos, bloqueio de bens e operações de busca e apreensão e o outro juiz profere a sentença. A criação desta nova figura foi suspensa, por ordem do ministro Fux agora em janeiro, foi comemorado pelo ministro Sérgio Moro,  mas o Executivo, representado pela AGU, diz que o juiz de garantias é uma “garantia constitucional” e visa dar “maior isenção e imparcialidade” aos julgamentos das ações, além de promover a “preservação de um maior patamar de neutralidade cognitiva do juiz sentenciante”. E haja bate-cabeças…

4-Meritocracia a caminho 

Os “cabeças gordas” que se preparem. O Ministério da Economia vai avaliar o desempenho para cargos especiais e DAS níveis 4, 5 e 6. Na Secretaria de Desburocratização, 95 pessoas passarão por uma fase de seis meses de avaliação que começa em 7 de abril com secretários, diretores, coordenadores-gerais e gerentes de projeto do órgão, inclusive o secretário especial Paulo Uebel. A ideia é ampliar e mudar a cultura organizacional do governo, avaliando ocupantes dos altos cargos do governo. 80% da avaliação referem-se a metas individuais e 20% a competência. É a meritocracia – antigamente era palavrão no serviço público – que chega para ficar. Viva!!! 

5-O Fantástico Bolsonaro 

Todo mandatário tem fetiche por imprensa em geral e TV em particular, ainda que jure amor às redes sociais. A senadora Soraya Thronicke sabe disso e como boa bolsonarista tentou emplacar uma janela na TV aberta – “para os 3 poderes” – com 18 minutos, das  19 às 22. Vixi… 6 minutos de “Bolsonaro Livre na Globo”? A ABERT correu ao Congresso que rejeitou a proposta absurda. Mas o Silvio Santos que ama qualquer presidente, vai dar um toque vintage. Volta a velha “Semana do Presidente” todo domingo no SBT. E será só o Bolsonaro com o pau de bater em doido bem na hora do Fantástico. É a guerra!

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.