Porto Velho/RO, 23 Março 2024 12:14:20

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 20/12/2019 às 08h33min

A- A+

Os lojistas vivem seu melhor ano em Porto Velho

Papai Noel amazônico  Inaugurando uma tendência que inevitavelmente vai se espalhar por todo o mundo, o Parlamento Europeu aprovou no..

Papai Noel amazônico 

Inaugurando uma tendência que inevitavelmente vai se espalhar por todo o mundo, o Parlamento Europeu aprovou no fim de novembro uma declaração de “emergência climática e ambiental” no continente. Várias cidades europeias também adotaram resolução semelhante em suas regiões.

É um bom momento para o Brasil se apresentar como a salvação para a emergência e oferecer seus préstimos, dentre os quais esforços bem claros e comprovados de combate aos crimes ambientais que interferem no clima, a disposição de promover intercâmbios em todas as áreas e oferecer nossos produtos a todos do que anseiam apoiar esforços ambientais e pró-clima.

Um “Papai Noel” amazônico de troncos gentis e coração de vitória-régia têm a oferecer ao mundo produtos ambientalmente sustentáveis e de ótima qualidade, desde veículos até joias, flores e doces que utilizam matérias-primas provindas de projetos qualificados de aproveitamento da biodiversidade.

Apoiar pesquisas e incentivar ongs positivas também ajudam o Bom Velhinho e os bons jovens que vestem a camisa da Amazônia a lhe dar o valor que merece, melhorando a imagem do país lá fora. Usar com satisfação garantida jóias amazônicas e saborear os inigualáveis chocolates da região ajudará os europeus – bem como clientes de todas as demais regiões do planeta – a melhorar o mundo e a nos ajudar a ajudá-los.

…………………………………………….

Comemorando

 Com o comércio bem movimentado, os lojistas vivem seu melhor ano em Porto Velho depois de uma crise renitente que levou muita gente a fechar suas portas. Os principais centros comerciais, Avenidas Jatuarana, Amador dos Reis e Sete de Setembro já estão apinhados de consumidores. No entanto, alguns segmentos da nossa eeconomia ainda patinam: venda de carros usados, segmento hoteleiro, órgãos de comunicação, vendas de imoveis, etc., 

Coisa esta feia

 Em vários setores a coisa esta feia, pois tem até jornais eletrônicos que comemoravam o fim do ciclo da midia impressa a venda. Como os impressos foram detonados pelos jornais eletrônicos, os sites estão seriamente golpeados pelas midias sociais. É mais um ciclo da comunicação se renovando aonde até as emissoras de televisão vem perdendo terreno (com seus altos custos operacionais) para as mídias sociais.

Chá de sumiço

 Trocando de saco para mala, alguns políticos estão taticamente sumidos do pedaço, inclusive vários ex-prefeitos e ex-deputados estaduais e federais. Porque será tanta discrição de sujeitos tão espetaculosos? Os políticos adoram a midia. Ocorre que a Polícia Federal esta investigando um bocado deles e por isto todos ficam pianinhos na expectativa que sejam esquecidos pelas garras da lei.

Redes de farmácias

 Proliferam as farmácias na capital de Rondônia, amontoadas e encavaladas, uma ao lado da outra, como ocorre no cruzamento das Avenidas Jorge Teixeira com Abunã, onde se instalaram estabelecimentos com bandeiras diferentes. Rola uma disputa canibalesca entre três cadeias de farmácias em Porto Velho e quem ganha com isto são os consumidores. Tem mais farmácia do que lojas de pets. È coisa de louco!  

Em recesso

Com as últimas votações inclusive a do Orçamento Geral da União os Congressistas entram em recesso nesta sexta-feira. Em Rondônia a Assembléia Legislativa já está descansando, assim como a Câmara de Vereadores de Porto Velho. As casas legislativas foram intensas tendo em vista as eleições do ano que vem. Vários deputados estaduais e vereadores são cotados para a disputa de prefeituras e já estão no trecho.

……………………………………………..

Via Direta

*** Recentes estudos indicam que o município de Machadinho do Oeste deverá dobrar sua população nos próximos anos por conta da construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara *** Se atingir os 80 mil habitantes vai ultrapassar municípios importantes do estado subindo várias posições no ranking estadual *** Enquanto isto assistimos alguns muncipios do Vale do Jamari, região central, Zona da Mata e Cone Sul rondoniense despovoando *** Algumas ameaçadas até de se transformar em cidades fantasmas depois do ciclo madeireiro *** Os clãs políticos de Rondônia voltam às urnas em 2020, alguns para ratificar o mando regional, outros para recuperar o terreno perdido nos últimos pleitos *** Em Ariquemes, o clã Amorim, em Jaru, o clã dos Muletas, em Vilhena o clã dos Donadons, todos já se preparando para as pelejas do ano que vem. 

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas