Porto Velho/RO, 26 Março 2024 14:15:10

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 10/03/2020 às 08h59min

A- A+

Os superconvidados e a Amazônia na boca de todos

Superconvidados Com a submissão do Brasil aos interesses do governo estadunidense, não é de estranhar que o grande evento da temporada,..

Superconvidados

Com a submissão do Brasil aos interesses do governo estadunidense, não é de estranhar que o grande evento da temporada, prestigiado por importantes líderes nacionais, seja a Brazil Conference, prevista para abril em Boston (Massachusetts, EUA). É um evento anual promovido por alunos brasileiros do célebre MIT e da Universidade Harvard, onde se formaram oito presidentes e dezenas dos maiores bilionários.

Foram convidados a comparecer quatro possíveis presidenciáveis: Sergio Moro, Luciano Huck, João Doria e Rodrigo Maia. Haverá muitas palestras e diversos temas de interesse do Brasil e do mundo serão enfocados, mas a Amazônia é um dos principais, a julgar pelo convite endereçado ao físico e engenheiro Ricardo Galvão, ex-presidente do Inpe, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro depois de denunciar o aumento das queimadas na região.

O interesse despertado no Brasil por um encontro de alunos no exterior que se imaginava como simples festa para matar as saudades de casa se justifica: o evento ganhou importância e proporções tão amplas que já é considerado uma espécie de “Fórum Econômico Brasileiro” ou “Mini-Davos”, nome da cidade suíça onde se realiza também anualmente o Fórum Econômico Mundial. Os superconvidados e a Amazônia na boca de todos explicam – e multiplicam – o interesse pelo evento.

……………………………………………………………

A estratégia

Acredita-se que a estratégia adotada pelo Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário, em promover rodizio das celebridades do crime organizado pelas penitenciárias federais tem  tudo a ver com a redução de homicídios nos últimos dois anos no Brasil. O controle das lideranças das facções criminosas nos presídios foi melhor articulado e os chamados “escritórios do crime” neutralizados em algumas regiões do País.  Por isto, segue a construção de mais duas penitenciárias federais está em andamento.

PT abatido

Com o comando  do PT abatido e com a faísca atrasada  em Porto Velho tendo em vista as últimas derrotas e perda de espaço na Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, e o consequente desgaste de suas lideranças no País, o PC do B  rondoniense avança, conquistando novos quadros para as eleições de outubro. O dirigente Francisco Pantera está formatando as chapas a vereança na capital e no interior, bem como a política de alianças da agremiação comunista.

Cota difícil

Mais uma vez, em mais uma eleição, as agremiações políticas encontram dificuldades em cumprir a cota de candidaturas de mulheres nas eleições e as queixas se multiplicam. Despertar o interesse feminino pela política partidária é uma missão difícil. Mas agora as penalidades aumentaram e os diretórios municipais e estaduais  vão ter que se espichar no cumprimento das exigências da justiça eleitoral atendendo a nova legislação.

O sapo pulando!

 Como a necessidade faz o sapo pular, a Assembleia Legislativa de Rondônia demitiu 590  servidores comissionados numa tacada só cumprindo exigências da justiça, depois de interpelação do Sindler. Parte  daqueles funcionários trabalhou de verdade, outros tantos integravam nem tanto. Muitos dos atingidos pela medida saneadora do Poder Legislativo vão  tentar se socorrer pelas prefeituras Rondônia afora. Mas os tempos estão difíceis até para os fantasmas mais emperdenidos, pois as prefeituras estão lisas e peladas de recursos.

Deu em nada

 Aquela briga fake do prefeito Hildon Chaves com a vereadora  Cristiane Lopes não deu em nada, pois o PP continua pulando cirandinha com o alcaide e  atual gestão com tantas nomeações e apoio dos seus dirigentes a gestão tucana. Para se ter uma ideia existe até a possibilidade do PP de Jaqueline Cassol e do deputado estadual Aécio da TV se juntar a poderosa aliança governista para o projeto de reeleição do alcaide.  A conferir, torcida brasileira!

 Via Direta

*** Com tarifa a R$ 4,05 a nova empresa de transportes coletivos que ganhou a recente licitação deve entrar em atividade nos próximos meses se a coisa não melar de novo pelo divisionismo político local  ***Normalmente, sem querer voduzar, tudo mela mesmo. Acho que a mudança  total de consórcio só vai funcionar na próxima gestão, como a construção da nova rodoviária, o projeto do esgotamento sanitário *** Mas o prefeito Hildon Chaves vem com tudo para a reeleição. Recentemente lançou um pacote de medidas e toca pavimentação e outras obras com afinco *** É preciso reconhecer, ao meio das pedradas que recebe no inverno amazônico, que o tucano é bem articulado no Congresso *** Graças ao seu empenho em Brasília muitas obras na capital foram obtidas em conjunto com deputados federais e senadores *** No interior, o prefeito Marcito Pinto (PDT) de Ji-Paraná também obteve êxito perante as emendas no Congresso e os ministérios *** Por isto as obras de saneamento básico já estão andando em Jipa.    

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas