Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 12:30:14

SolanoFerreira

coluna

Publicado: 20/08/2021 às 09h33min

A-A+

Otimismo do setor comercial segue em alta neste segundo semestre

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo..

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) trouxe dados atualizados que mostram o avanço do otimismo dos comerciantes. Em agosto, o indicador aumentou 4,3% em relação ao mês anterior, chegando a 115 pontos, acima da zona considerada de satisfação. Olhando pelo comparativo anual, o crescimento foi de 47,2%. Entre os motivos apurados, a alta aparece reforçada pela expectativa de melhoria das vendas do Dia dos Pais e da economia em geral.

Apesar de ter o reflexo sazonal do Dia dos País, o resultado mostrou a continuação da tendência de incremento da confiança dos empresários brasileiros. Os mesmos indicadores eram em junho (12,2%) e julho (11,7%). O avanço da vacinação em massa é visto como fator que reforça o otimismo e a confiança de dias melhores com recuperação econômica.

O Icec se encontra na zona de otimismo desde o último mês de julho. O subitem relativo às condições atuais do empresário do setor (10,6%) é o principal responsável pela alta, sobretudo de outro subitem sobre a percepção de que as condições da economia melhoraram (14,9%). Outros fatores reforçaram esse entendimento, como o possível cenário de manutenção do emprego, seguido do crescimento da renda, bem como dos acréscimos sobre o faturamento do comércio em decorrência do pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial.

A sequência positiva do indicador direciona para um segundo semestre mais positivo no setor comércio. O impulso vem de vendas nas datas comemorativas, indicando que o povo brasileiro está voltando ao normal e o poder de consumo sai do limite dos itens essenciais e alcança os demais segmentos provocando a retomada bem aquecida das vendas de varejo.


Deixe o seu comentário

sobre Solano Ferreira

Editor-Chefe do Diário da Amazônia. Comunicador Social e Marketing/ Mestre em Geografia. Atua na Gestão Estratégica e Gerenciamento de Crise.

Arquivos de colunas