Porto Velho/RO, 24 Março 2024 16:33:58
Diário da Amazônia

Padre suspeito de abusos oferecia presentes em troca do silêncio

Advogados de pessoas que alegam ter sido abusadas pelo padre Pedro Leandro Ricardo, investigado pela Polícia Civil das cidades de..

Por ISTOÉ
A- A+

Publicado: 22/02/2019 às 09h55min

Homem é ex-coroinha e diz ter sido vítima do padre de Americana investigado pelo Vaticano por supostos abusos sexuais (Crédito: Reprodução/EPTV)

Advogados de pessoas que alegam ter sido abusadas pelo padre Pedro Leandro Ricardo, investigado pela Polícia Civil das cidades de Americana (SP), Limeira (SP) e Araras (SP), afirmam que o religioso agia sempre da mesma forma e tinha o costume de oferecer presentes em troca do silêncio das vítimas. As informações são do G1.

Segundo a advogada Thalita Camargo da Fonseca, há pelo menos quatro vítimas na cidade de Araras (SP) e outros casos em investigação. A defensora conta que o padre Pedro Leandro Ricardo, afastado desde janeiro das funções reitor e pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua, em Americana, agia sempre da mesma maneira.

Os advogados acompanharam nesta quinta (21) o depoimento de um padre e de dois funcionários da Cúria de Americana.

Um ex-coroinha contou à EPTV, afiliada TV Globo, que sofreu abusos do padre Pedro Leandro Ricardo em 2002, na cidade de Araras, e até hoje faz tratamento por causa do trauma psicológico. Segundo ele, o padre passava a mão em seu corpo e fez sexo oral com ele.

Afastado pela Igreja Católica, o padre Pedro Leandro Ricardo também é investigado pelo Vaticano, sob segredo canônico. A Santa Sé também investiga a Diocese de Limeira. O bispo Dom Vilson Dias de Oliveira é suspeito extorsão e coação, e foi acusado também de acobertar crimes de pedofilia, que teriam sido cometidos pelo pároco da Basílica de Americana.



Deixe o seu comentário