Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 20:00:45
Diário da Amazônia

Palavras

Pouco importa a quantidade de palavras que uma pessoa fala, mas sim a qualidade dessas palavras

A- A+

Publicado: 13/11/2018 às 11h15min

De acordo com um psicólogo americano James PenneBaker, da universidade do Texas, que publicou sua pesquisa em 2007, os homens falam em torno de 15.500 palavras enquanto as mulheres falam em torno de 16.000 palavras. A pesquisa foi realizada através de um dispositivo que gravava a fala da pessoa por 17 horas por dia.

Mas porque estou falando tudo isso?

Porque, na verdade, pouco importa a quantidade de palavras que uma pessoa fala, mas sim a qualidade dessas palavras.

Como assim?

Cogita-se que temos em média 50 mil pensamentos por dia.

Então se você tem 50 mil pensamentos e fala 16 mil palavras por dia, qual é a qualidade desses pensamentos e das suas palavras?

Quantos pensamentos destrutivos você tem por dia sobre sí mesmo? E sobre os outros?

Quantas vezes por dia, você se pega falando mal de alguma coisa, de alguém ou de você mesmo?

Quantas horas por dia você passa na frente da TV olhando novelas e assistindo tele jornais que só falam de mortes e violência?

E depois de assistir tudo isso ainda pensa e comenta com os outros.

Quando falamos em algo ruim, isso faz você pensar naquilo e seu cérebro desencadeia sentimentos de acordo com seus pensamentos e palavras ditas. E a situação acaba se auto realizando, isto é, se você vê na TV algo ruim, violência, você pensa e fala sobre isso e acaba se sentindo com medo e triste. Se continuar a olhar esse tipo de coisa é esse tipo de coisa que vai sentir repetidamente, até que o cérebro fica viciado com os hormônios da tristeza e do medo e você passa a se sentir assim todos os dias.

Se você só fala que tem dívidas, que tem que trabalhar para pagar as contas, que a crise está difícil, seu cérebro vai responder com sentimentos de incapacidade, sentimentos de vitimização, sentimentos de medo.

Sugiro que filtre e escolha melhor o que você assiste na TV e principalmente que fale e pense sobre coisas boas e coisas positivas.

Isso não é misticismo nem auto ajuda, isso é o que diz diversos neurocientistas que estão a anos, décadas estudando o comportamento e o funcionamento do cérebro.

Você é o que pensa!

Como já disse Salomão em Provérbios 23, como você pensa em seu coração, assim você é. Se se preocupa muito com a crítica, inveja, é por que você tem esses sentimentos dentro de você em relação à outras pessoas. Se pensa frequentemente em assaltos, violência, você acaba atraindo essas situações para si.

Mas, se você visualiza apenas as coisas que dão certo, que crescem e se desenvolvem, se você visualiza o seu dia funcionando, detalhadamente e tudo acontecendo da melhor maneira possível, assim será o seu dia.

O que anda pensando e falando sobre si mesmo?

Tenha uma ótima semana, com milhares de pensamentos e palavras boas!



Deixe o seu comentário