Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 16:25:13
Diário da Amazônia

Panelas de ferro no fogão a lenha: como manusear?

As panelas de ferro oferecem grandes benefícios. Confira dicas de como manusear as panelas de ferro no fogão a lenha.

A-A+

Publicado: 22/07/2021 às 08h50min

Panelas de ferro no fogão a lenha: como manusear?

As panelas de ferro e o fogão a lenha formam uma das melhores combinações de utensílios para a preparação de diferentes pratos da culinária. Seja para fazer pizzas, macarronadas, batatas, carnes ou diferentes tipos de alimentos, o fogão a lenha e as panelas de ferro são responsáveis por deixar qualquer comida ainda mais saborosa.
Cada vez mais o fogão a lenha tem se modernizado e hoje em dia é possível encontrar versões modernas e extremamente sofisticadas, oferecendo diferentes funcionalidades. As panelas de ferro, por sua vez, não caem em desuso nunca, continuam sendo extremamente úteis dentro da cozinha.
Para garantir o preparo seguro e funcional de saborosas receitas, confira dicas de como manusear as panelas de ferro no fogão a lenha:

Escolha boas panelas de ferro

Uma dica muito importante para utilizar as panelas de ferro no fogão a lenha, é escolher um bom conjunto de panela de ferro.
A boa qualidade das panelas de ferro causam impacto direto na preparação das comidas, tornando os alimentos mais saborosos, bem temperados e cozidos na medida certa.

Utilize lenhas secas

Para acender o fogão com mais facilidade e aproveitar todas as boas funcionalidades, uma dica muito importante é escolher as lenhas mais secas para acender o fogão.
Isso porque, lenhas como o eucalipto rachado tornam mais fácil o processo de acender o fogão a lenha.

Tenha cuidado com o calor

As panelas de ferro fundido são os modelos mais indicados para o uso no fogão a lenha, isso se deve pelo fato de que elas são excelentes para cozinhar os alimentos de forma uniforme e aguentar o calor do fogo.
Diferentemente do fogão a gás, o fogão a lenha pode atingir mais de 500 graus. Dessa forma, durante o manuseamento da panela de ferro é extremamente importante que a pessoa que está cozinhando tome grande cuidado com o calor para não se queimar.

Faça diferentes receitas

No geral, manusear o fogão a lenha e as panelas de ferro não é uma tarefa tão difícil. Além disso, existe uma possibilidade infinita de receitas que podem ser feitas a partir dessa combinação, como: feijão tropeiro, galinha caipira, rabada, massas caseiras, carnes defumadas, frango assado, cupim, costela suína e muito mais.
Com uma boa frigideira de ferro é possível fazer até mesmo excelentes pizzas no forno a lenha.



Deixe o seu comentário