Porto Velho/RO, 21 Março 2024 09:56:04

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 16/06/2020 às 06h14min | Atualizado 16/06/2020 às 08h45min

A- A+

Para ampliar seus negócios na Bolívia, os traficantes rondonienses estão roubando de tudo

Proteção ao agronegócio  Ao reconhecer que aumentou o desmatamento na floresta amazônica, o vice-presidente Hamilton Mourão revela..

Proteção ao agronegócio 

Ao reconhecer que aumentou o desmatamento na floresta amazônica, o vice-presidente Hamilton Mourão revela uma lucidez que contrasta com o negacionismo reinante em Brasília. Mourão avisou que o Brasil precisa proteger o agronegócio mostrando ao mundo que “nossos produtores rurais estão comprometidos e obedecem à legislação ambiental”. 

Esconder dados, omitir informações e negar evidências, aliás, é passar à própria biografia um atestado de incompetência ou prevaricação, palavra que já começa a ser muito repetida quando se trata de omissões e desmonte de programas e órgãos públicos.

O Brasil precisa se reencontrar com os fatos, porque, nas palavras exatas de Mourão, “nós temos de nos aproximar da comunidade internacional, das organizações ambientais e deixarmos claro o compromisso não só do governo brasileiro, mas do Estado brasileiro com a proteção e preservação do seu patrimônio natural”.

O mesmo conceito precisa valer para a saúde: um claro compromisso com a proteção e preservação das vidas de nossos compatriotas. Morrem muitos desvalidos, mas também famílias ricas não estão livres de chorar seus mortos. A Covid-19 mata simplórios e gênios, não escolhe a cor da pele nem distingue o casebre do palácio. Quem pode se cuidar consegue sobreviver, mas os desprotegidos precisam necessariamente de apoio.

…………………………………………………….

Roubando tudo

Para ampliar seus negócios na Bolívia, os traficantes rondonienses estão roubando de tudo, de roupa no varal a aeronaves dos fazendeiros mais bem aquinhoados. Em um ano cinco aviões foram levados pelo narcotráfico e transportados aos países produtores de drogas. Também o maquinário agrícola tem sido desviado nas fazendas e usado como moeda de troca com os produtores de cocaína. As propriedades rurais estão sendo sistematicamente saqueadas.

Seca severa

Uma seca severa se aproxima de Rondônia e Acre com seus rios baixando rapidamente. Nosso Madeirão, que banha Porto Velho já desceu mais de 10 metros e o lençol freático da capital rondoniense continua recuando  causando problemas de abastecimento de água nos populosos bairros não atendidos pelo abastecimento  do precioso liquido pela falida Caerd, ninho de marajás desde que foi criada. Estamos fritos em mais um verão.

As convenções

Aproximam-se as convenções municipais e tudo segue indefinido quanto a eleição do final do ano. As datas das convenções que definem os candidatos a prefeito, vice e vereadores podem ser alteradas com relação aos anos anteriores, assim como o novo dia da eleição que precisa ser aprovado no Congresso Nacional. As indefinições prejudicam as estratégias e enquanto isto ninguém confirma quem é  quem na temporada.

Com atraso

Com a pandemia do coronavirus agravada em Rondônia, algumas obras importantes para Porto Velho previstas para serem entregues antes do Natal já correm o risco de ficarem para o ano que vem. São os casos do projeto Beira Rio que é a urbanização da orla do Madeira no Complexo Madeira Mamoré e da entrega de milhares de títulos de regularização fundiária que também deixarão de ser distribuídos. Grande prejuízo para a comunidade.

Um alento

Com as bancadas federais de Rondônia e Acre no pé, o Dnitt retomou os trabalhos para a conclusão da ponte sobre o Rio Madeira na região do Abunã. A promessa do governo Bolsonaro aos governadores dos dois estados – ambos bolsonaristas – é de entregar a obra até o Natal. A expectativa de rondonienses e acreanos aumenta, pois novas frentes de obras foram deslocadas para as cabeceiras da ponte desde a semana passada.

Via Direta

*** Visando a questão sucessória, o empresário Leonel Bertolim segue trabalhando num plano de governo para Porto Velho. As linhas do projeto estão sendo traçadas pelo PTB, único partido a se preocupar em planejamento futuro para a municipalidade até agora *** A legenda estuda lançamento de candidatura própria na capital com  o próprio Bertolin ou  o vereador Alex Palitot *** Impressiona o avanço do coronavirus em algumas cidades rondonienses, casos de São Miguel do Guaporé e Candeias do Jamari, por exemplo *** Rondônia tem tradição em escândalos na área da saúde e 2020 não parece ser diferente *** Na capital estima-se que pelo menos a metade das cadeiras de vereadores seja renovada na eleição deste ano *** Por isto quase todos defendem a prorrogação de mandatos.. 

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas