porto velho - ro, 18 Julho 2019 11:55:26

Roberto Ravagnani

coluna

Publicado: 11/04/2019 às 08h39min

A- A+

Para se falar de voluntariado

Durante uma semana fiquei no Rio de Janeiro – RJ – Brasil, conversando, apresentando ideias e trocando informações sobre o..

Durante uma semana fiquei no Rio de Janeiro – RJ – Brasil, conversando, apresentando ideias e trocando informações sobre o voluntariado com pessoas de todo o Brasil e de outros vários países.

Muitos me perguntam se tem tanta coisa para falar de uma atividade tão simples e fácil de ser feita.

Minha resposta é simples, sim, mas não porque a atividade é complexa, mas por ser ou parecer tão simples que se torna quase invisível. Muitos acham que atividade voluntária é uma ação que quando quiserem podem fazer, sem muito compromisso, pois isso é para coisas sérias, como se o voluntariado fosse brincadeira.

Para capacitar um voluntário ou criar um programa de voluntários, em uma empresa ou organização social, tem que ter muito tato, pois lidamos com pessoas, sentimentos, sensações, portanto extremamente delicado e com alto risco de erro, pois lidamos com seres humanos.

Sim, tem tanto assunto para ser falado, estudado, debatido, trocado e conhecido. Só a prática nos traz a perfeição, só o conhecimento para chegar à prática, só a troca para se conhecer o que hoje é praticado em diversos países e localidades.

A minha felicidade é grande em poder interagir com tantas pessoas e mais ainda por convites de tantos lugares e países para interagir e ajudar com o meu conhecimento, feito em mais de 20 anos de prática.

A semana foi pautada por conhecimento da área jurídica, contábil, comunicação, gestão, criatividade, captação de recursos, MKT, entre muitos outros assuntos destinados ao terceiro setor.

Portanto precisa sim ter uma bagagem, conhecimento, inovação e muita criatividade para gerir programas de voluntariado.


Escreva um comentário

sobre Roberto Ravagnani

Construindo Cidadania - O autor é Roberto Ravagnani, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Arquivos de colunas