Porto Velho/RO, 27 Março 2024 06:01:50
VARIEDADES

Paradox lança plataforma de mods para PC e Xbox One

Batizada de Paradox Mods, nova plataforma deverá facilitar o compartilhamento e obtenção de mods para alguns jogos de PC e Xbox One.

Por Meio bit
A- A+

Publicado: 21/02/2019 às 08h18min

Imagem Ilustrativa

Eu acho que nunca cansarei de defender a capacidade dos jogos poderem ser modificados pela comunidade. Foi graças aos mods que alguns títulos se tornaram muito maior do que poderiam ter sido e até alguns clássicos surgiram, por isso não consigo entender a gana de algumas editoras em impedir essa prática.

A felizmente a Paradox Interactive não faz parte desse grupo e para mostrar o quanto valorizam a dedicação do seu público, esta semana eles lançaram a Paradox Mods, plataforma que através de uma parceria com a Microsoft permitirá que modificações sejam disponibilizadas tanto para PC quanto para o Xbox One.

Já disponível para ambas as plataformas, a novidade promete facilitar a vida não apenas daqueles que consomem as modificações, mas também dos que criam. De acordo com a editora, subir qualquer criação para o Paradox Mods será um processo extremamente simples, bastando a pessoa enviar os arquivos e ver sua obra aparecer tanto no PC quanto no console da Microsoft.

“As modificações tem sido e continuarão sendo uma importante parte da comunidade Paradox. Conforme modificamos a maneira como distribuímos os nossos jogos, queremos ter certeza de que todos os nossos jogadores tomem parte do processo criativo,” explicou o responsável pelo projeto, Andres Törlind. “Para o Surviving Mars, trabalhamos com criadores de mods para suportar o Paradox Mods com alguns dos melhores mods disponíveis, tudo em um único lugar e podendo ser baixado de dentro do jogo ou simplesmente utilizando um navegador de internet. Estamos realmente ansiosos para desbloquear o mundo das modificações para todos os membros da comunidade, independentemente do sistema que estiverem usando para jogar os nossos games.”

Nesta primeira leva os únicos jogos que contam com suporte ao Paradox Mods são o Stellaris, o Cities: Skylines e o Surviving Mars. Porém, como o primeiro só chegará ao Xbox One na próxima terça-feira (26), por enquanto apenas os dois últimos podem ser alterados com as modificações.

Conforme pode ser visto no site do projeto, mesmo tendo sido lançado há poucas horas a plataforma já conta com várias adições, sendo que só para o Cities: Skylines são mais de 120. O curioso é que recentemente comecei a jogar esse título no Xbox One e por lá cheguei a ver essas modificações. O que eu não sabia no entanto era se tratar de um recurso novo, que provavelmente ainda estava passando por um processo de implementação.

A minha expectativa agora é para que a Paradox Mods incentive mais pessoas a criarem coisas novas para esses jogos, algo que se acontecer poderá dar uma sobrevida bem legal aos games suportados. Quem sabe isso não faz até com que a própria Microsoft (e outras fabricantes de consoles) abram suas plataformas para os mods, mas aí acho que já estou pedindo demais.

PS: a Paradox ainda aproveitou a ocasião para revelar que o Surviving Mars passou a contar com suporte a teclado e mouse, o que deverá ser muito bem recebido pelo público que não consegue se imaginar jogando um título de estratégia usando um controle.



Deixe o seu comentário