Porto Velho/RO, 26 Março 2024 04:41:29
ESPORTE

Paratletas de Rondônia encaram a Paralimpíadas Escolares em SP

O Estado vai competir com alunos paratletas nas modalidades de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação.

A- A+

Publicado: 19/11/2019 às 14h36min

Delegação paralímpica de Rondônia

Dedicação e preparação com a motivação pelo esporte movimenta cada paratleta de Rondônia que está vivendo o sonho de participar da edição 2019 da Paralimpíadas Escolares que começaram com atividades na segunda-feira, 18, com competições durante toda a semana, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP). A finalidade das Paralímpiadas é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

A delegação de Rondônia desembarcou na cidade sede das Paralimpíadas na manhã de segunda-feira, trazendo 56 componentes entre técnicos e alunos paratletas das escolas das redes estadual, municipal e particular, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O Estado vai competir com alunos paratletas nas modalidades de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação. Os paratletas são acompanhados durante o ano por professores das modalidades esportivas, preparados por meio de etapas classificatórias (competições municipal, estadual e regional), para competirem em nível nacional nas Paralimpíadas.

Nas malas, cada paratleta trouxe, além da força e determinação, o sonho de um dia poder defender o Brasil em competições internacionais. As Paralimpíadas Escolares também surgem como uma vitrine para revelar valores como aconteceu com o rondoniense Mateus Evangelista, sendo um dos principais paratletas do Brasil em competições internacionais, como Jogos Parapan-Americanos, Mundial de Atletismo Paralímpico, Paralimpíadas. Mateus Evangelista passou a ser um referencial para os jovens paratletas de Rondônia que hoje buscam mostrar seus potenciais. Mateus Evangelista alçou voos maiores a partir da Paralimpíadas Escolares logo no início de sua trajetória.

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares e também são ícones para os jovens paratletas.

O chefe da delegação rondoniense, Ítalo Rodrigo, enalteceu a participação de cada aluno paratleta e chamou a atenção para a importância do apoio e incentivo que o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação,  tem dado para que os alunos pudessem realizar o sonho pela disputa de mais uma Paralimpíadas Escolares. Ítalo destaca que no Estado há bons trabalhos e resultados excelentes em todas as categorias, sendo de fundamental importância que todos se engajem nesse propósito e garantir que a cada ano mais alunos paratletas possam realizar o sonho de estarem participando de uma competição.

“O esporte paralímpico é um movimento que está crescendo a cada ano. O Governo de Rondônia está trabalhando para que o Estado mantenha os melhores resultados, ou seja, para que ocorra uma evolução. No ano passado, por exemplo, Rondônia ficou em quinto lugar na classificação geral. O bom, é saber que estamos sendo referência para outros Estados pelo trabalho e organização que apresentamos todos os anos nas Paralimpíadas Escolares”, disse Ítalo.

A cerimônia de abertura será nesta terça-feira,  19, às 19h30 (de Brasília), no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi. A partir da manhã de quarta-feira, 20, as disputas serão realizadas no CT Paralímpico, em São Paulo. O Governo de Rondônia garantiu todo o transporte dos alunos paratletas e treinadores, desde o deslocamento da cidade de origem. A delegação de Rondônia está hospedada no Hotel Holiday INN, juntamente com  delegações de outros estados.

Fonte:(Assessoria)



Deixe o seu comentário