Porto Velho/RO, 31 Março 2024 12:23:54
Diário da Amazônia

Parceria garante assistência ao Cowboy

Cuidar das pessoas é um compromisso dos profissionais da saúde. Mas, fazer saúde preventiva é algo imprescindível. Pensando no..

Por Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/07/2014 às 21h02min | Atualizado 26/04/2015 às 04h35min

B1-ABRE-COWBOY-copyCuidar das pessoas é um compromisso dos profissionais da saúde. Mas, fazer saúde preventiva é algo imprescindível. Pensando no bem-estar de visitantes e, sobretudo, dos peões durante a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa) foi retomada a parceria entre o Hospital Cândido Rondon (HCR) e a Associação Rural de Rondônia (ARR). Com isso, foi viabilizado um investimento maciço na implantação do Hospital do Cowboy. A estrutura conta com recurso superior a R$ 300 mil.

A equipe médica nos nove dias de Expojipa está composta de dois técnicos em enfermagem, um enfermeiro responsável e um médico. “Nossa equipe, juntamente com o Corpo de Bombeiros, está pronta para prestar os primeiros atendimentos, estabilizando o paciente e depois encaminhar com segurança para o Hospital Municipal (HM). Estamos prontos para dar todo o suporte. Já prestávamos este serviço quando ainda era o antigo Hospital Pró-Saúde, e após um tempo de fora nosso compromisso foi retomado para mais 20 anos”, destacou a secretária executiva do HCR, Fabiana Filgueira.

Fabiana lembrou que o Hospital do Cowboy está pronto em aparelhagem ou medicamentos para procedimentos imediatos, tanto para os peões quanto para visitantes, gratuitamente. Há disponíveis três leitos de observação e duas macas de emergência.

Bombeiros têm mais de três viaturas a serviço

O serviço do Corpo de Bombeiros é uma garantia concreta em grandes eventos, como na Exposição do município. Experiente neste tipo de ação, o sargento José Ivanildo de Oliveira Nogueira, com 29 anos de atividade, é o líder da equipe em vários dias. Ivanildo é jaruense e foi escalado para colaborar no parque Hermínio Victorelli em Ji-Paraná, juntamente com outros profissionais de Jaru e Ouro Preto do Oeste.
“Nos dias de menos movimento são 11 bombeiros e três viaturas e nos demais dias há reforço”, contou. Ele lembrou que a parceria com o HCR é de grande valia para a execução dos trabalhos.

“Faz necessário o nosso trabalho neste tipo de evento, pela experiência e pelo conhecimento que o bombeiro tem em atendimento pré-hospitalar. No que se refere a montaria, é quando o peão cai de mal jeito o boi pode pisar, esse é perigo maior”, destacou Ivanildo.

  • Programação

Quinta-feira
6h30 – Abertura dos portões
7h00 – Concurso Leiteiro / 1ª ordenha
7h30 – 3º Workshop de Pecuária de Precisão
8h – “Ganhos adicionais em bovinos a pasto com o uso de aditivos melhoradores de desempenho”. – Marcelo Manella
9h– Coffe Break
9h15 – “Pequenas atitudes que trazem excelentes resultados na Pecuária” – Tiago Arantes
10h30 – “Uso de dietas sem forragem (grão inteiro) como estratégia de terminação de bovinos de corte na época seca” – Pedro Veiga
12h às 13h – almoço
13h30 – “Impacto do bem-estar animal da produção de bovinos” – Adilson Moura
14h30 – “Aditivo para bovino” – Rickie J Kreykes
15h30 – “Integração lavoura pecuária- 10 anos de benefícios e resultados” – Ricardo Padulla
16h30 – “Mercado do boi” – Alex Santos Lopes da Silva
19h – Concurso Leiteiro / 2ª Ordenha
19h30 – Camarote Devassa
20h30 – Abertura do rodeio em touros OFICIAL
20h45 – Show Piromusical
21h – Rodeio em touros OFICIAL
0h – Sallon

Por, Etiene Gonçalves – Foto: Fábio de Souza/Diário da Amazônia



Deixe o seu comentário