Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:41:38
Diário da Amazônia

Parque Nacional Pacaás Novos e sua biodiversidade

Ainda sem estrutura para visitação, o Parque abriga o ponto mais alto do estado, o pico do Tracoá, com 1.230 metros.

A- A+

Publicado: 22/12/2019 às 08h10min

A exuberância da natureza na Amazônia brasileira encanta, e os parques nacionais se constituem em locais preservados que despertam a curiosidade de turistas por suas peculiaridades. Em Rondônia, o Parque Nacional Pacaás Novos é uma das maiores Unidades de Conservação do estado, e encontra-se sobreposto à Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau. Conta com um grande mosaico de tipos de vegetação com extensas áreas de Cerrado, que se distribuem principalmente nas suas partes mais altas, áreas de formações florestais que se encontram nos vales ou encostas, e ainda, grandes áreas de contato cerrado/floresta.

Criado em 1979, o Parque Nacional Pacaás Novos possui uma área de 7.648 km2 no centro do estado. Sua vegetação é marcada por campos e cerrado nas partes mais altas, pequenas florestas nos vales ou encostas, caracterizando-se como áreas de transição entre Cerrado do Centro-Oeste e a Floresta Amazônica. O Parque abriga várias cavidades naturais, como grutas e cavernas, algumas delas repletas de inscrições rupestres. Também protege nascentes dos rios importantes como o Jamari, Jacy Paraná, Jaurú, Urupá, Pacaás Novos e seu afluente, o rio Ouro Preto. Estes rios alimentam outros três maiores e mais importantes: o Madeira, Mamoré e o Guaporé. No Parque, pode-se encontrar ainda mais de 50 cachoeiras e corredeiras.

A área de floresta tem grandes árvores como mogno, ipê, sumaúma, castanheira e cedro-rosa. Nos campos predominam os babaçus, cupuazeiros, buritis e pacovas. Esses campos são espécies de corredores para diversas espécies, como antas, catetos, veados, tamanduás, queixadas, macacos-da-noite, bugios, tatu e onças. Ainda se pode ver várias espécies de aves, como tucanos, araras, papagaios e o raro mutum-cavalo. O Parque, que ainda não tem estrutura de visitação, abriga também a serra do Tracoá, onde está o ponto mais alto do estado, o pico do Tracoá, com 1.230 m. Há também os imponentes paredões da serra dos Pacaás Novos.

O Parque protege áreas onde se encontram duas espécies raras da família Podocarpeae (Podocarpus raspiliosii e Podocarpus sellovii) de ocorrência restrita na Amazônia, além de proteger uma amostra representativa do ecossistema de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.

As unidades geomorfológicas de relevo do Parque Nacional Pacaás Novos são os planaltos residuais do Guaporé, o pediplano centro-oriental da Amazônia e o planalto dissecado sul da Amazônia. As altitudes, em geral, variam entre 100 e 400 metros, com destaque para o ponto culminante do estado de Rondônia, o Pico do Tracoá (1230 m). Os solos predominantes são o podzólico vermelho-amarelo, o solos litólicos, afloramentos rochosos, terra roxa estruturada, areias quartzosas e latossolos vermelho-amarelos.

Fonte: Guia Philips. Amazônia Brasil.



Deixe o seu comentário