Porto Velho/RO, 30 Março 2024 14:33:47

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 26/08/2019 às 10h44min

A- A+

Partidos se mobilizam para as eleições de 2020. PSL e PDT na rua

Dar nomes aos bois Acusar no atacado as ongs de queimar a floresta é uma atitude duvidosa. Mesmo negando depois, comprova que a..

Dar nomes aos bois
Acusar no atacado as ongs de queimar a floresta é uma atitude duvidosa. Mesmo negando depois, comprova que a polarização política é daninha em tempos não-eleitorais. Sem provas contra as entidades criminosas, acusar inocentes de cometer crimes é sinal de descontrole emocional e administrativo, sobretudo quando um relatório do Tribunal de Contas da União destaca as ações positivas desenvolvidas pelas ongs.
Não consta que o TCU esteja a serviço de “eixos do mal” ou cobiçosos interesses estrangeiros quando afirma que os projetos desenvolvidos pelas instituições do terceiro setor ocorrem em áreas remotas da região amazônica: “São lugares extremamente carentes onde a presença do Estado é mínima. No contato com as comunidades abrangidas nesses projetos percebeu-se a importância das ações desenvolvidas, bem como a seriedade como eles são executados”.
A diplomacia bravateira, à base de caneladas, teorias da conspiração, ironias e muita ideologia, apresenta o risco de levar o país a uma sinuca no campo ambiental, à piora de barreiras aos nossos produtos exportáveis e na esfera estratégico-militar a uma perigosa (e gratuita) atração de terroristas e antiterroristas estrangeiros para se digladiar na floresta, afetando a soberania nacional. É preciso ser claro e específico: dar nomes aos bois.
……………………………………………….
Quem será?
O PSL rondoniense se prepara para as eleições municipais em Porto Velho com forte campanha de filiações, mas um problema esta rachando a legenda pelo meio. O partido tem dois candidatos e se não houver consenso terão que bater chapa perante os convencionais já que o controle da sigla é fundamental para se garantir. Eyder Brasil x Chrisostomo estão na peleja e a disputa agita a militância.

Haja rabichos
Com estimados 20 mil rabichos e ligações clandestinas só em Porto Velho, os populares “gatos”, a Ceron tem desvendado casos de arrepiar, de comerciantes a milionários com suas mansões roubando energia. Com a popularidade em baixa, atingida pelas contas elevadas e combate aos infratores, a companhia agora comandada pela iniciativa privada espera reverter à situação. Em alguns bairros a coisa esta muito feia.

PDT se mobiliza
O PDT já se mobiliza em torno da escolha de possíveis candidatos à prefeitura de Porto Velho e a formação da chapa completa com 32 nomes a vereança. A dirigente Marli da Rosa Mendonça defende candidatura própria do partido ao Prédio do Relógio e a nominata de candidatos a vereança pode contar com Rosinaldo Guedes, Mário Jorge, Bruno Silva, entre outras lideranças recém-filiadas.

Tempo de horror
No interior de Rondônia, a temporada de queimadas – uma das maiores dos últimos vinte anos – reservou um grande flagelo na Amazônia com tantos animais silvestres, como cobras, tatus, pássaros, tamanduás morrendo. Neste contexto de horror um casal de agricultores não conseguiu fugir do fogaréu e morreu calcinado, mostrando a triste realidade provocada pelo fogaréu.

Pau neles!
Tem quase uma duzia de pretendentes a prefeitura de Porto Velho na jornada que esta começando cujo apice será o pleito em outubro do ano que vem. Neste momento, levantamento deste colunista constata os candidatos levando mais cacete: pela ordem, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), Leo Moraes (Solidariedade) que é considerado o favorito na temporada e o ex-prefeito Mauzo Mazif (PSB). É uma polarização inicial.

Via Direta
*** Defendida pelo secretário da Agricultura Evandro Padovani, a extinção do Incra causou polêmica em Rondônia *** Os servidores do órgão querem a pele de Padovani para fazer tamborim *** No Programa Leo Ladeia, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho Edwilson Negreiros destacou a importância do alinhamento da Casa de Leis com o prefeito Hildon Chaves *** O entendimento tem garantido obras importantes entregues à população *** Com apoio da deputada Silvia Cristina, o PDT vai ganhando corpo com novas filiações no estado.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas