Devido a falhas mecânicas, os passeios de litorina estão temporariamente suspensos em Porto Velho, logo no início do ano a locomotiva apresentou novos problemas e por questões de segurança foi levada para conserto em um dos galpões da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
O problema aconteceu enquanto a locomotiva estava em movimento e devido à base dos trilhos e falta de estabilidade da máquina aconteceu um descarrilamento, logo depois do ocorrido os passeios foram imediatamente interditados para a segurança do público.
Acontecendo na Estrada de Santo Antônio, os passeios até a finalização dos consertos foram interditados, mas de acordo com o presidente da Funcultural Antônio Ocampo, deverá voltar a funcionar no mês de março.
“A litorina é um bem histórico e acervo público de responsabilidade do município. Seus passeios foram interrompidos por medida de segurança, mas os ferroviários que receberam a missão de realizar o trajeto turístico já estão fazendo os reparos necessários, e até o final de março os passeios voltarão a funcionar normalmente”, disse o presidente.
Movido a diesel, o pequeno vagão que servia como forma de transporte de médicos, engenheiros, e o salário dos funcionários, nos tempos áureos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e que agora é um atrativo turístico da capital, atraindo centenas de estudantes, famílias e turistas, já está recebendo os concertos necessários para o seu funcionamento, que estão sendo feitos pela Associação dos Ferroviários.
Senador Acir Gurgacz consegue R$ 1 milhão de reais para recuperação de locomotiva
Como forma de preservação do bem histórico, o senador Acir Gurgacz, conseguiu o empenho de R$ 1 milhão de reais com recursos de cotas de emendas do senador para a recuperação de uma das locomotivas da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que ficará exposta em um dos galpões.
A revitalização do complexo ferroviário, está sendo realizada pela Prefeitura de Porto Velho, com recurso da Santo Antônio Energia.
No complexo, obras simultâneas estão sendo realizadas, onde o talude que dará sustentação às margens do Rio Madeira e toda a parte de drenagem já foi concluída, já a previsão é que a obra seja concluída até o final do semestre.