Porto Velho/RO, 20 Março 2024 13:07:18
Polícia

PC alerta sobre perfis falsos criados para aplicar golpes

A Polícia Judiciária Civil do Estado de Rondônia, por intermédio de sua Assessoria de Comunicação vem alertar a população para que..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 28/11/2019 às 08h06min

A Polícia Judiciária Civil do Estado de Rondônia, por intermédio de sua Assessoria de Comunicação vem alertar a população para que evitem negociar bens em redes sociais como: facebooks, WhatssApp e outros. (mais…)

A criação de perfis falsos (apesar de antiga), infelizmente, ainda fazem muitas vítimas. Com históricos no Orkut e MSN, ambos os serviços online já encerrados, o método de adotar identidades ilegítimas ocorre há muitos anos. Recentemente, tem aumentado o número de ocorrências noticiando contas falsas, chamadas “fakes”, criados no facebook com fins de aplicação de golpes. De maneira geral, essas contas usam fotos e informações de outras pessoas para conquistar amigos, roubar informações e realizar negociações de bens, pedindo sempre um crédito antecipado, como garantia de firmação da venda. Porém, após a transferência do valor solicitado, o vendedor exclui o perfil de facebook, vitimando inocentes.

Criminosos vêm falsificando perfis de Facebook de pessoas idôneas, como funcionários públicos do Detran e até Delegados de Polícia.  Nestes casos, eles divulgam venda de veículos  sempre abaixo do preço de mercado, aguçando os olhos dos compradores. Em outras situações, bandidos se passam por compradores.

Uma das formas de denunciar um fake no Facebook é ir até o perfil do usuário fake, clicar no menu de três pontinhos(ao lado de Mensagem) e, em seguida, “Fornecer feedback ou denunciar este perfil”. A partir daí, o Facebook vai investigar a idoneidade do perfil. O nome de quem denunciou não será relevado.  O acusado de criar perfil falso infringe o artigo 307 do Código Penal e pode pegar de 3 meses a 1 ano de prisão somente pela falsa identidade.

Por esse motivo, esta Assessoria vem informar dez importantes dicas podem lhe ajudar a identificar este crime e evitar que você perca seu dinheiro:

1)      Preço bem abaixo do valor de mercado!!! Estranhe!!! Quando o valor do bem estiver consideravelmente abaixo do valor de mercado, cerca de 40%!!! Pois a cobiça dos olhos é o primeiro passo para a queda neste golpe;

2)      Procedimento irregular!!! Estranhe quando a documentação não está no nome do vendedor ou ainda, quando apresentarem uma proposta que foge da legalidade jurídica, como facilidades para obtenção da CNH. Isso é golpe!!! Não pague nada sem a devida documentação preenchida e reconhecida em cartório.

3)      Dados bancários em nome de terceiros ou de agência bancária de outro estado. Estranhe, pois após o depósito, a Polícia Civil tem  dificuldades para recapturar seu erário.

4)      Uma das formas do golpe ocorre quando o vendedor solicita sigilo ou para que conte uma história diferente da real;

5)      Na suspeita de casos de golpes, pesquise na internet a existências de casos parecidos;

6)      Suspeite quando houver um intermediador de compra e venda, exceto se possuírem a devida procuração;

7)      Nunca realize depósitos em contas correntes em nome de terceiros, ou seja,  nomes diferentes do documentos do bem;

8)  Antes de transferir o documento do bem, em cartório, certifique-se do crédito real do dinheiro na sua conta bancária. Pois, existem muitos  golpes de depósitos com cheques sem fundo, geralmente nas sextas-feiras, dificultando o acesso ao banco.

9)      JAMAIS CONCORDE EM MENTIR, passando informações falsas a respeito do carro ou transação a pedido da pessoa que se diz interessada  na compra. Deixe tudo bem esclarecido, converse com a pessoa que está interessada em comprar o veículo e fale a VERDADE a respeito da negociação;

10)  Fique atento a regionalidade, ao sotaque com quem você está negociando, geralmente esses estelionatários são de outros estados.

A Polícia Judiciária Civil do Estado de Rondônia está trabalhando com afinco para combater esses crimes, através dos Serviços de Investigação e captura em parceria com instituições bancárias, mas orienta a População para que tome os devidos cuidados e em caso de suspeita destes crimes e comunique a Polícia, via seu telefone 197.



Deixe o seu comentário