Porto Velho/RO, 24 Março 2024 10:56:21
Diário da Amazônia

PEC da prisão em segunda instância ganha força no Senado

Presidente da CCJ, senadora Simone Tebet, anunciou que a votação deverá acontecer amanhã

Por Agência Senado
A- A+

Publicado: 19/11/2019 às 08h54min

Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), disse que a PEC da prisão em segunda instância (PEC 5/2019) será votada no colegiado amanhã. Ela registrou que seu dever é pautar qualquer projeto que seja da vontade da maioria dos senadores e acrescentou que a PEC será o primeiro item da reunião do dia 20 de novembro.

Simone disse que acertou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um procedimento mínimo para a tramitação da PEC na CCJ e no Plenário. Segundo a senadora, as mudanças de interpretação no Supremo Tribunal Federal (STF) trazem instabilidade jurídica e política ao país. Ela afirmou que é responsabilidade do Congresso se posicionar sobre o tema e não se pode tratar do assunto com base em caso específico, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Autor defende a necessidade da PEC

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), autor da PEC, argumentou que a proposta não fere nenhuma cláusula pétrea e pediu ao presidente Davi Alcolumbre que paute a PEC assim que a matéria for aprovada na CCJ.

Oriovisto lembrou que a matéria foi apresentada no início do ano, não foi pensada no calor das emoções e nem é uma resposta ao STF, que na semana passada decidiu pelo fim da prisão em segunda instância. “Essa proposta é uma tentativa de transformar o Brasil em um país sério, onde a Justiça funcione”, apontou o senador.



Deixe o seu comentário