Sophia, minha irmã nasceu no mês de junho e perdeu a data do desbloqueio do Caixa Tem para receber o auxílio emergencial. A data do calendário para que ela fosse até à agência era de 3/8 a 7/8. E agora, como proceder?
(Pergunta da internauta Nirleny)
A Caixa Econômica Federal bloqueou e suspendeu o acesso a milhares de contas digitais que são movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem por suspeita de fraude.
Quem teve a conta bloqueada precisa comparecer a uma agência com documento de identidade com foto seguindo o calendário, que foi feito para evitar aglomerações. Esta semana, de 17 a 21/8, estava reservada aos nascidos entre novembro e dezembro.
Porém a assessoria de imprensa da Caixa informa que aqueles que não puderam comparecer na data correta podem procurar o banco mesmo depois do prazo estipulado, para desbloquear sua conta e ter acesso ao dinheiro do auxílio.
Quem teve a conta suspensa não precisa ir até uma agência da Caixa. Essa suspensão é um bloqueio preventivo e acontece quando há uma inconsistência no cadastro. Para reverter esse bloqueio, é preciso enviar documentos que comprovem que o cadastro está correto, mas os documentos podem ser enviados pelo próprio aplicativo.
Mas cuidado: somente o link repassado dentro do próprio aplicativo Caixa Tem é confiável para o envio de documentos pessoais. Não confie em links divulgados na Internet.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, após o envio dos documentos, o desbloqueio das funções do Caixa Tem será feito em até 24 horas. Caso não ocorra o desbloqueio nesse prazo, só então procure uma agência.
*R7