Porto Velho/RO, 26 Março 2024 06:25:15
VARIEDADES

Perfil bomba no Instagram satirizando o mundo do coaching

Com mais de 180 mil seguidores, o “Coach de Fracasso” brinca e critica os discursos de profissionais de coaching

Por Terra
A- A+

Publicado: 24/07/2019 às 11h07min

Algumas das postagens feitas pelo perfil “Coach de Fracassos”

O discurso de mudar hábitos para ter alta performance e ter sucesso na vida, muito popular entre os profissionais de coaching, viraram o foco principal das sátiras do engenheiro de computação Júlio. Sob o pretexto de expor, com humor, as táticas dos “picaretas” dentro dessa profissão, ele criou o perfil de Instagram “Coach de Fracassos”, que conta – até o momento da publicação deste texto – com 184 mil seguidores.

Com postagens diárias, o perfil do Coach de Fracassos traz mensagens como “nunca é tarde para começar a desistir” ou “seu maior problema é você”. Para a mente por trás da conta, a ideia é inverter o discurso dos profissionais de coaching. “Eles sempre mostram que tudo é possível, que qualquer um pode tudo”, diz Júlio. “E acabam não levando em conta que as pessoas têm limitações e problemas.”

A grande crítica do perfil, segundo Júlio, é de que os profissionais de coaching se aproveitam das fraquezas alheias para vender produtos. “Eles prometem alta performance e sucesso sempre focando naqueles que estão desesperados por alguma mudança”, afirma. “Essa pessoa vira presa fácil, já que o coach a conquista com sua boa oratória.” Uma das estratégias utilizadas para cativar o potencial cliente, diz o criador do perfil, é a utilização dos “testemunhos”, histórias de superação de quem já passou pelo processo de coaching.

O engenheiro de computação aprofunda a sua posição contrária aos coaches. “Geralmente eles usam métodos que não tem sequer comprovação científica”, afirma. Como exemplo, ele cita os denominados “coaches quânticos”, que afirmam utilizar um método com eletromagnetismo para mudar o comportamento do cliente. “Se você perguntar alguma coisa para esse profissional, ele nem sabe te explicar a Lei de Maxwell [que descreve os fenômenos eletromagnéticos].”

Humanizar o fracasso
Enquanto alguns perfis de coaches compartilham mensagens motivacionais no Instagram, a página do Coach de Fracassos busca o oposto. “Quero fazer um conteúdo que humanize o fracasso”, afirma. “Hoje vivemos em uma sociedade que busca o resultado imediato, que se compara com tudo e todos, e isso cria um ideal inalcançável.” A ideia da página, segundo Júlio, é mostrar que errar e não conseguir algo não deve ser um problema, já que é uma situação comum na vida.

O perfil “Coach de Fracassos” quer humanizar os fracassos e rebater o discurso de que “tudo é possível” apropriado pelos profissionais de coaching

Nesse sentido, o criador do perfil Coach de Fracassos afirma que, muitas vezes, o que a pessoa precisa não é de uma frase motivacional para “mudar de vida”, mas sim de um tratamento com um profissional da saúde capacitado. Por conta disso, ele dedica alguns de seus stories no Instagram para compartilhar nomes de psicólogos, nutricionistas e preparadores físicos.



Deixe o seu comentário