Porto Velho/RO, 26 Março 2024 08:20:33
Diário da Amazônia

Performance urbana e circo – hoje no Palco Giratório

  O Palco Giratório apresenta nesta sexta feira, dois espetáculos. O primeiro é a performance urbana “Contato Sonoro” com a..

A- A+

Publicado: 28/09/2018 às 09h38min

 

O Palco Giratório apresenta nesta sexta feira, dois espetáculos. O primeiro é a performance urbana “Contato Sonoro” com a artista Flávia Pinheiro que vai se apresentar na avenida Jatuarana Zona Sul de Porto Velho as 17 horas.
O segundo, é o espetáculo “A Salto Alto – Entre Gentilezas e Extermínio” que será apresentado na quadra esportiva do Sesc Esplanada as 20 horas.
Contato Sonoro
Performance/intervenção urbana com um dispositivo sonoro.O som acontece quando os corpos se tocam ou quando ao movimentar-se a performer toca diferentes partes do seu próprio corpo. A partir de uma caixa saem dois cabos; um em contato com o pescoço e o outro isolado eletricamente na mão. O circuito fecha quando duas ou mais pessoas entram em contato com as mãos ou qualquer outra parte do corpo. O som que sai do alto falante altera sua frequência de acordo com o tipo de toque e com o corpo envolvido na ação. No caminho a performer distribui fanzines que explicam como o dispositivo pode ser feito na própria casa.
O dispositivo funciona como um drawdio. O circuito usa um temporizador 555 que articula uma operação estável que é responsável pela criação dos impulsos elétricos. Finalmente, o drawdio é um sintetizador musical simples e interessante composto por dois transistores que são responsáveis pela ampliação do sinal.O resultado é a criação de ruído em qualquer superfície, permitindo que seja possível usar a condutividade dos corpos humanos. ao utilizar as propriedades condutoras dos órgãos.
Contato Sonoro utiliza ações que estão inseridas no cotidiano e tem um caráter íntimo, utilizando em geral ações básicas que priorizam o toque e os micromovimentos. Em alguns casos a performer poderia passar desapercebida senão fosse o ruído gerado pelo toque destes corpos em movimento e em trânsito.
A prioridade é permitir um tipo de movimento para cada individuo e estabelecer uma relação única, criando um toque com textura, forma, e ruído particular dependendo da pessoa que entra no jogo. Criação e Performance: Flávia Pinheiro

A Salto Alto – Entre Gentilezas e Extermínios

Entre gentilezas e extermínios, este espetáculo circense conta a história de sete pessoas que, ao terem acesso a outra maneira de viver, se despem de suas experiências para vestir essa outra realidade. O enredo se desenrola a partir do tensionamento entre um ambiente formal e refinado e personagens que, em sua essência, carregam a irreverência de quem precisa se reinventar e ressignificar a vida a cada instante. A fábula romântica da Cinderela é satirizada em meio a críticas ao consumismo desenfreado da nossa sociedade.
Grupo Circo no ato – Rio de Janeiro (RJ)
Coletivo de artistas criado durante o curso de formação da Escola de Circo Social do Crescer e Viver, a partir do processo de criação do espetáculo Um dia de João, pelo reconhecimento de uma afinidade artística conquistada no trabalho. O Circo no Ato, em seu curto tempo de existência, ambiciona incidir sobre a cena circense carioca, abraçando todas as possibilidades de atuação e até mesmo inventando seus próprios espaços para a ação.



Deixe o seu comentário