Porto Velho/RO, 18 Março 2024 22:44:27
Geral

Perseverança marcou a trajetória dos novos tenentes formados

O curso homenageia o major Emmanuel Silvestre Amarante, ilustre militar do exército brasileiro

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 09/12/2019 às 11h37min | Atualizado 09/12/2019 às 13h58min

A perseverança ou constância (como diz um dos lemas da Polícia Militar do Estado de Rondônia: Lealdade, Disciplina e Constância) marcou a trajetória dos 41 policiais militares que venceram os desafios e concluíram o Curso de Habilitação de Oficiais de Administração – CHOA 2019, denominado curso major Amarante. As atividades foram iniciadas no dia 3 de junho de deste ano com um efetivo de 41 policiais, dos quais 9 da Polícia Militar do Estado do Acre. A formatura dos novos 2º tenente da Polícia Militar do quadro de oficiais aconteceu na noite de sábado, 7, na quadra do Centro de Ensino da PMRO. (mais…)

Participaram da solenidade de conclusão do CHOA o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa; o sobcomandante, coronel PM Rildo José Flores; do Chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Almeida; do comandante da Polícia Militar do Acre, coronel PM Ulysses Freitas Pereira de Araújo; do corregedor-geral, coronel PM José Carlos; do superintendente de Comunicação, Lenilson Guedes; do deputado estadual Jhony Paixão; bem como outras autoridades.

No início, a turma do CHOA teve a coordenação da capitã PM Erika JosianiOssuci e sua equipe formada pelo 2° Tenente PM Silvernani Neiva Gonçalves, 3° SGT PM Rodrigo Alexandre Lima. No entanto, por motivos de saúde a oficial precisou se afastar, assumindo então como coordenador do curso o capitão PM João Gabriel Perez Consalter.

WhatsApp Image 2019-12-07 at 22.50.22

O curso homenageia o major Emmanuel Silvestre Amarante, ilustre militar do exército brasileiro, engenheiro, geógrafo, cartógrafo, explorador e sertanista. Ingressou como tenente na Comissão Rondon em 1907, designado auxiliar da construção da linha telegráfica de São Luiz de Cáceres a cidade de Mato Grosso (ex-Vila Bela). Participou das expedições de construção da Linha Telegráfica Estratégica de Mato Grosso ao Amazonas

O curso teve o encerramento com a formatura que contou com a participação dos familiares dos novos oficiais CHOA formados. Foram seis meses de formação, com aulas ministradas envolvendo disciplinas, teóricas e práticas, entre elas Gestão de Pessoas, Administração de Materiais, Planejamento Estratégico Trabalho de Conclusão de Curso, Gerenciamento de Crises, tiro Defensivo, totalizando uma carga horária de 1100 horas aulas de atividade de ensino, com termino do curso previsto para 07 de dezembro de 2019.

Realização de atividades extras, para enriquecimento da formação dos alunos oficiais administrativos, tais como: Visita técnica à Usina Hidrelétrica de Samuel; Palestra com o SEBRAE, sobre Empreendedorismo no Serviço Público e Motivação; Workshop com o SEBRAE,Workshop com Tribunal de Justiça; Palestras com Ministério Público do Estado de Rondônia, entre outras.

Coube ao concluinte do CHOA, Fredson Amorim Ferra, a missão de representar os demais concluintes como orador da turma. Em sua mensagem, mencionou a palavra perseverança ao destacar o objetivo de cada um visando tornar o sonho em realidade.

“É com grande alegria e honra que represento a turma do CHOA 2019 e destaco o espírito aguerrido de cada um que, mesmo frente às dificuldades e desafios diários, não recuaram do sonho de ascender ao oficialato. Muitas alegrias compartilhadas, muitos desafios enfrentados. Portanto, a identidade dessa turma é a perseverança. Cada familiar aqui presente sentiu o reflexo da ausência desse pai de família, contudo tinham ciência de que não há vitória sem luta, não há mérito sem transpiração”, destacou o orador, também lembrando de enfatizar a importância de cada instrutor e da então coordenadora capitã Ossuci que iniciou os esforços para que cada etapa do curso fosse minuciosamente executada, precisando se afastar.

Em sua leitura, o orador da turma também fez questão de agradecer ao comandante geral da PMRO, coronel PM Ronaldo, por estabelecer com prioridade de seu comando a valorização do policial militar, o que tem refletido no esforço para atendimento das promoções do efetivo no período previsto na legislação específica. “Queremos neste ato agradecer a liderança pelo exemplo a qual o comandante-geral da Polícia Militar tem demonstrado, se colocando próximo à tropa, mesmo em meio a todas as exigentes atribuições que o cercam”, enalteceu o orador.

O comandante-geral da PMRO, coronel PM Ronaldo, em suas palavras lembrou de Heráclito, filósofo pré-socrático que viveu aproximadamente entre 540 a.C. e 470 a.C., que concebia a realidade do mundo como algo dinâmico, isto é, em constante mudança. Segundo suas ideias, no universo tudo flui, tudo está em constante movimento e transformação. Desta forma, o comandante usou a frase de que nada é permanente com exceção da mudança e da transformação com base no lema da PMRO: Lealdade, Disciplina e Constância.

O comandante ainda citou os três eixos de trabalho da Polícia Militar, destacando investimento e valorização do policial militar, a inteligência estratégica e o policiamento orientado para o problema. “Acreditando neste conceito que o filósofo Heráclito trouxe para a humanidade e até hoje se perpetua na Polícia Militar, ou seja, nada é permanente com exceção das mudanças e das transformações. Assim também vislumbro este Curso de Habilitação de Oficiais destinado para policiais com vários anos de serviço e que não se acomodaram e sim trataram de estudar para que pudessem alcançar as notas e neste momento serem declarados 2º tenente PM administrativo da Polícia Militar do Estado de Rondônia da Polícia Militar do Estado do Acre e deixo meu agradecimento ao comandante da Corporação coirmã por confiar na Polícia Militar de Rondônia por emprestar por seis meses seus valorosos policiais militares e hoje com a felicidade com a graça de Deus entregamos prontos e habilitados a exerceram o oficialato. Aos senhores e senhoras todas as nossas homenagens e os nossos agradecimentos. Por fim, destacar a importância que vem dando para corporação nosso governador coronel Marcos Rocha, bem como o secretário da Sesdec, coronel Pachá. Destacamos o comprometimento do governador coronel Marcos Rocha que tem de forma bastante dedicada atendido a todos os nossos anseios, possibilitando que a Polícia Militar do Estado de Rondônia a cada dia tenha sucesso e êxito na missão constitucional do policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. A todos desejo um Natal de paz e um grandioso 2020”, enfatizou o comandante da PMRO.

Jornalista Paulo Ricardo Leal

fotos – Soldado PM Edixon



Deixe o seu comentário